Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluna de Jornalismo da UFPI produz documentário "Coração de Mãe"

Aluna de Jornalismo da UFPI produz documentário "Coração de Mãe"

Maio é o mês das Mães. Em comemoração à data, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal homenageia as mães ao apresentar documentário "Coração de Mãe" produzido por aluna do curso de Jornalismo da UFPI.

A primeira maternidade exercida de diferentes formas é tema do documentário "Coração de Mãe", que tem roteiro escrito pela aluna do 7º período do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, Jéssica Monteiro.

Durante aproximadamente 16 minutos, quatro mulheres abrem o seu coração de mãe e dividem de maneira generosa as suas experiências com a maternidade. "A ideia central é mostrar que por mais que as histórias sejam diferentes, no final, todas as mães têm algo em comum: o amor incondicional por seus filhos", resumiu Jéssica.

A inspiração para desenvolver o documentário surgiu dentro da própria família da aluna. "Quando minha irmã mais velha completou um ano de casada, começaram as cobranças para ela ter filhos. Então pensei: é melhor ter primeiro um sobrinho, antes de ser mãe", contou Jéssica ao confessar a falta de jeito com crianças.

O documentário foi desenvolvido sob orientação da professora Luciana Chagas, que ministra a disciplina Laboratório Avançado de Telejornalismo. "O documentário tem uma ideia linear. Eu e Jéssica discutimos sobre enquadramento, locação, luz e perguntas a serem feitas às entrevistadas. Além do conhecimento teórico, a Universidade é um espaço que permite aos alunos vivenciarem práticas profissionais com o desenvolvimento de documentários e livro-reportagem, por exemplo", disse Luciana Chagas, que tem 17 anos de experiência com produção de TV.

Para o processo de filmagem e edição, a aluna contou com o auxílio de Pedro Júnior, responsável pelo Laboratório de Telejornalismo desde a fundação do curso de Comunicação Social da UFPI.

A cantora piauiense Patrícia Mellodi cedeu a trilha sonora usada no documentário. As músicas Clara e Meu Bebê, Meu Neném são composições feitas por Patrícia em homenagem as suas filhas.

Pedro Júnior e Jéssica Monteiro durante edição do vídeo

Professora Luciana Chagas, orientadora do documentário

Jéssica Monteiro e sua mãe, Rose Mary Monteiro

O documentário "Coração de Mãe" está inscrito no Prêmio EXPOCOM 2012, destinado aos produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em comunicação. Os vídeos inscritos na Expocom serão apresentados no XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, que acontece no período de 14 a 16 de junho de 2012, em Recife - PE. O júri do Expocom é formado por mais de 300 pesquisadores de todo o país, que atuam em instituições de diferentes regiões, todos com experiência profissional.

Documentário "Coração de Mãe"

Tempo: 16'10''

Direção, roteiro e produção: Jéssica Monteiro

Imagens e edição: Pedro Júnior

Professora Orientadora: Luciana Chagas

Trilha Sonora: Patrícia Mellodi

Assista o vídeo aqui.

Curso de Comunicação Social - Jornalismo

O curso funciona no Departamento de Comunicação Social, localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE), no campus de Teresina. A graduação, com habilitação em Jornalismo, tem duração mínima de 04 anos e completará 28 anos, em 2012.

Atualmente, o quadro de docentes é composto por 17 professores; sendo, 14 efetivos e 03 substitutos.

Laboratórios de Jornal, Fotografia, Rádio, Televisão e Webjornalismo proporcionam a prática profissional aos alunos.

Além da graduação, a Universidade Federal do Piauí oferece mestrado acadêmico na área de Comunicação.

Laboratório de TV

Sob a responsabilidade de Pedro Mendes Ribeiro Júnior, o Laboratório de Telejornalismo da UFPI possui acervo de 100 fitas VHS, com material de alunos e professores que contam a história do curso e da Instituição.

"De 1984 (ano de criação da graduação) até hoje houve muita evolução. O curso sempre adquiriu equipamentos ‘tops de linha', a contento com que o mercado está usando", disse Pedro Júnior, responsável pelo Laboratório desde o início do curso.

Profissionais de destaque no telejornalismo local foram formados pela UFPI. Nomes como Amadeu Campos, Genival Oliveira, Cláudia Brandão, Nadja Rodrigues, Neyara Pinheiro, Denise Freitas, Wrias Moura, entre outros fazem parte da história do curso.

Recentemente, foram adquiridas 03 câmeras HDV-Z5N de alta definição e 02 ilhas de edição não-linear de 15 TB, com capacidade de gravação de 24 horas ininterruptas.

Pedro Júnior, responsável pelo Laboratório de Telejornalismo, com um das câmeras de alta definição