Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura novo prédio do Juizado Especial Cível e Criminal

UFPI inaugura novo prédio do Juizado Especial Cível e Criminal

Em solenidade marcada por homenagens e recordações, foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (14), o Juizado Especial Cível e Criminal da zona Leste, "Juiz William Palha Dias" e o auditório "Prof. Joaquim Alencar Bezerra", no Campus Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Estiveram presentes na solenidade familiares e amigos dos homenageados, magistrados, professores, técnicos administrativos e estudantes. Entre os convidados estavam o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, o Juiz Auxiliar da Presidência do TJ-PI, José Vidal Freitas Filho, a Coordenadora do curso de Direito da UFPI, Adrianna Setubal; o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), José Airton Santos; o Juiz Titular do Juizado Especial Civil e Criminal, Manoel de Sousa Dourado; o desembargador aposentado Manfredi Mendes de Cerqueira e os filhos dos homenageados, Joaquim Alencar Bezerra Filho e Francisco Sales Silva Palha Dias.

"É uma honra para nós da magistratura recebermos essa obra, que foi totalmente realizada com recursos da Universidade. Ficamos muito felizes e agradecidos pelo empenho do Magnífico Reitor para que esse projeto fosse realizado", disse o Desembargador Edvaldo Moura.

"Quero deixar aqui uma semente plantada, que tenho certeza que irá crescer e dar muitos frutos. Essa casa não irá servir somente a sociedade piauiense, mas, sobretudo ao Departamento de Ciências Jurídicas, que utilizará esse espaço como um grande laboratório para formar cada vez melhor nossos estudantes", ressaltou o reitor Luiz Júnior, durante a inauguração do novo prédio.

Para o advogado Francisco Sales, a homenagem a seu pai, Juiz William Palha Dias, vem ratificar todas as qualidades apreciadas por todos que o conheceram. "Hoje estamos celebrando a inauguração deste espaço tão nobre, e onde tenho certeza que vai ser um recinto que irá resguardar o justo e o correto", afirma.

Joaquim Bezerra Filho ao relembrar a vida do pai, o Prof. Joaquim Alencar Bezerra, citou a sua dedicação a Universidade. "Foram 35 anos de dedicação e amor pela UFPI, quase metade da sua vida vivida de forma intensa junto à comunidade acadêmica, onde ocupou vários cargos desde chefe de departamento a membro do conselho e foi por esse amor pela Universidade e por todas as suas lutas para melhorar o curso de Direito que recebemos com muito orgulho essa homenagem", relembra Joaquim Filho.

O reitor Luiz Júnior, juntamente com a coordenadora do curso de Direito da UFPI, Adrianna Setubal entregou uma réplica da placa do auditório Joaquim Alencar Bezerra ao filho do homenageado.

A obra do Juizado Especial Cível e Criminal contou com investimento na ordem de R$ 540.334,14, provenientes de recursos próprios da UFPI. O novo espaço conta com um auditório com 118 lugares; hall e recepção do auditório; banheiros, incluindo banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais; sala de reuniões; recepções da secretária do juizado; sala para Juiz Conciliador; sala para Juiz Togado; salas para promotoria; sala de atendimento; arquivos; salas de audiência; depósito; coordenação e copa. A área total construída é de 284,9 m², área total reformada de 305,00 m² e 620,91 m² de área coberta.