Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fotojornalismo de José Medeiros é retratado em publicação

Fotojornalismo de José Medeiros é retratado em publicação

Com o intuito de dar visibilidade a uma importante produção da imprensa brasileira, a jornalista Ranielle Leal dedicou-se a um trabalho primoroso: retratar a trajetória do fotógrafo piauiense José Medeiros, analisando as grandes reportagens fotográficas feitas pelo profissional entre os anos de 1946 e 1960, na Revista O Cruzeiro. O esforço da comunicadora acabou resultando na publicação intitulada de "O Olhar e a palavra - Fotojornalismo de José Medeiros na Revista O Cruzeiro".

A publicação será lançada durante o II Encontro Nordeste de História da Mídia, que acontecerá nos dias 20 e 21 de junho, na Universidade Federal do Piauí. O livro, bem como outras compilações serão apresentados à comunidade acadêmica no segundo dia de evento, às 18h. Os trabalhos têm, preferencialmente, como tema principal a Comunicação Midiática, os quais serão expostos e comercializados durante o encontro.

José Medeiros foi responsável por grandes reportagens fotográficas acerca da diversidade cultural brasileira, assim como, sobre problemas enfrentados por grupos minoritários no Brasil. O fotógrafo chegou à Cruzeiro em 1946 e permaneceu por lá até os primeiros anos da década de 1960. Durante o período em que esteve atuante na revista realizou importantes reportagens fotográficas de repercussão internacional, como do ritual do Candomblé na Bahia, que inclusive originou o seu livro homônimo publicado em 1952.

O fotógrafo, considerado o "poeta da luz" por trabalhar a luz ambiente em seu favor e de modo a produzir uma estética única, acompanhou e registrou a vida brasileira desde a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao Xingu. Seu trabalho traz uma contribuição importante não somente para o fotojornalismo brasileiro, área que o considera como pai, mas também para todo o processo de reconhecimento da diversidade nacional no século XX.

A autora do livro é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí (2007/2), tem MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e Mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Ranielle atua como Coordenadora de Comunicação do Ministério Público do Estado do Piauí e tem experiência nas áreas de Comunicação e Marketing, com ênfase em jornalismo, comunicação corporativa e cinema.