Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > E-BOOKS
Início do conteúdo da página

E-BOOKS

Imprimir
Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 08h50

DRPP20191021124829 

É um projeto que envolve muitos docentes de todo o Brasil. Nestas 13 publicações, nada menos que 128 coautores envolvidos, além de dezenas de universidades públicas e privadas que fizeram e fazem parte desta história, que continua desde 2012. Esta série publica livros científicos que apontam para as desigualdades intra e inter-regionais do Brasil, em seus contextos bem variados. Tudo isso serve como input para a criação ou revisão de políticas públicas regionais e nacionais a respeito de inúmeras questões e temáticas discutidas. Todos estes livros estão no repositório de e-books da biblioteca da UFABC e podem ser acessados e baixados gratuitamente.

  1. Educação em Pauta
  2. Pesquisa na universidade e o setor produtivo
  3. Fronteiras e segurança na América do Sul
  4. Ações afirmativas e a educação para pessoas com deficiência
  5. Copa do mundo de 2014: Impactos e legado
  6. Novos Rumos da Questão Agrária no Brasil
  7. Políticas de Saúde Pública
  8. Políticas de Segurança Pública
  9. Violência de Gênero
  10. Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas à Luz da Saúde Pública
  11. Impacto dos Fluxos Imigratórios Recentes no Brasil
  12. Os ‘Brasis’ e suas desigualdades 
  13. Polarização política

 

NEPAD UFPI20200706190903

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso foi criado em 15.09.2012 por pesquisadores da UFPI e UESPI. O grupo tem por finalidade congregar pesquisadores, estudantes e professores interessados no desenvolvimento de estudos no campo da Análise do Discurso, englobando a Análise do Discurso Francesa (ADF), a Teoria Semiolinguística (TS) e a Análise de Discurso Crítica (ADC), com ênfase nas tipologias:

I – Discurso Literário – objetiva pesquisar acerca das condições de emergência das obras literárias considerando-se tudo que é feito em torno das práticas de leitura e dos quadros sociais e históricos da recepção, das condições materiais de inscrição e de circulação dos enunciados que contribuem para avaliar e dotar de sentido a produção e o consumo de discursos literários.

 II – Discurso Midiático — objetiva estudar as mídias enquanto suporte organizacional que se apossa das noções de “informação” e “comunicação” para integrá-las em suas diversas lógicas: econômicas, sociais, culturais, tecnológicas, simbólicas, ideológicas etc.

 III – Discurso Político — objetiva investigar as enunciações do mundo político enquanto jogo de máscaras tomando por base o dito e o não-dito, como resultado de uma estratégia cujo enunciador nem sempre é soberano.

 IV – Discurso Religioso — objetiva analisar a constituição do universo discursivo religioso, visando à elaboração de algumas tendências socioverbais ligadas a esse tipo de enunciação;

 V – Discurso Empresarial — objetiva investigar as relações discursivas instauradas dentro das empresas ou entre as empresas e a sociedade, identificando as estratégias de persuasão e os recursos empregados para a produção de sentido. 

Confira a mais nova publicação do NEPAD:

1. Sentidos em disputa: discursos em funcionamento

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página