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O curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza por trabalhar com a Metodologia da Alternância em sua dinâmica de funcionamento, já traz em sua base a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão. De tal modo, que a metodologia se desenvolve em dois tempos formativos: Tempo Universidade e Tempo Comunidade, o que agrega a construção de um trabalho contínuo de docentes e discentes para a aproximação entre os saberes construídos na universidade e os saberes vivenciados pelos estudantes em suas respectivas localidades.
Por conseguinte, isto permite a concretização da relação teórico prática dos aprendizados com ações interventivas perante os enfrentamentos dos desafios emergentes nas comunidades. Essa é, pois a dinâmica em que a comunicação ocorre entre o curso da LEDOC e os povos do campo, dispondo-se pela interlocução de diferentes atividades acadêmicas e legitimando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão no processo de sua ação formativa.
Além disso, considerando a extensão, o Curso oferece dois grandes eventos: A Semana de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza (SLECAMPO), com periodicidade anual e tem por objetivo gerar espaço para ampliação das pesquisas e discussões sobre os aspectos sócios históricos, culturais, econômicos e político pedagógicos, intrínsecos à formação do educador do campo, apontando para o fortalecimento da construção dos laços identitários dos acadêmicos no âmbito do curso. O outro evento é O Festival da Educação do Campo/Ciências da Natureza (FESTICAMP) que com periodicidade bienal, mira a reflexão acerca da formação da interconexão entre Etnia, cultura e identidade, associada com a abordagem sobre os eixos Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável e Sistema de Produção e Trabalho no Campo, onde os alunos têm a oportunidade de fazerem as manifestações artísticas e apresentarem a cultura da sua localidade.
O curso dispõe de um corpo docente composto por 13 docentes efetivos, sendo 02 doutores e 11 mestres.
Atualmente, professores e alunos desenvolvem as seguintes atividades de extensão e pesquisa:
- Projetos de Extensão Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, com 7 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)/UFPI;
- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto “Educação do Campo/CAFS”, com financiamento CAPES. Conta com 24 bolsistas e 6 voluntários;
- Projetos de Pesquisa “Diversidade de Tetrapoda na Coleção de História Natural da Universidade Federal do Piauí”;
- Projeto de Pesquisa “Diversidade de Tetrapoda na Coleção de História Natural da Universidade Federal do Piauí.”, pelos Editais PIBIC e PIBIC nas Ações Afirmativas (Af) CNPq e UFPI (anos 2019 a 2021);
- Participa, em parceria com o curso de Ciências Biológicas, na subcoordenação do Programa de Educação Tutorial (PET) Bio/Comunidades Quilombolas, que possui financiamento do MEC/FNDE e 12 bolsistas;
- Projeto de Pesquisa sobre “Políticas Públicas Educacionais para comunidades campesinas.
Além disso, o curso semestralmente apresenta no formato de Seminário Integrador todas as atividades de Ensino trabalhadas nas disciplinas: visitas técnicas, rodas de conversas ocorridas nas comunidades, palestras nas escolas, organização de Hortas comunitárias, e etc.
Galeria de Coordenadores - Aqui
Gestão Atual - 2024-2025
Prof. Me. Marcones Ferreira Costa
(Coordenador)
Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí, bacharelado em Ciências Biológicas e mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal do Piauí. Doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, é professor na Universidade Federal do Piauí. Suas pesquisas concentram-se em recursos genéticos vegetais, com foco em diversidade genética, caracterização fenotípica, bancos de germoplasma, genética e genômica populacional, além de atuar em estudos voltados para a Educação do Campo e Ensino de Ciências e Biologia.
Currículos do Curso
Para currículo detalhado: Clique aqui
Projeto Pedagógico do Curso
Em consonância com o Edital 02, de 05 de Setembro de 2012, que se caracterizou pela CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR PARA O PROCAMPO, a Universidade Federal do Piauí, mais especificamente, o Centro de Ciências da Educação do Campus Ministro Petrônio Portela, apresenta o Projeto Pedagógico para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que se destina à formação inicial de 120 (cento e vinte) discentes oriundos da área rural, por ano, para atuarem nas escolas do campo situadas em contextos socioculturais diversificados.
Neste projeto, apresenta-se o contexto, as justificativas e as diretrizes curriculares organizativas para o desenvolvimento do Curso, em atendimento às demandas das políticas públicas para a Educação do Campo, bem como às proposições dos Movimentos Sociais e Sindicais, Fórum Estadual de Educação do Campo, secretarias estaduais e municipais de educação.
Assim, a Universidade Federal do Piauí, buscando realizar sua missão de elaborar, sistematizar e disseminar os saberes das diversas áreas epistemológicas, colaborando com o desenvolvimento regional e nacional e com objetivo de promover a formação de professores multidisciplinares, com base na Pedagogia da Alternância, para a docência nos ciclos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para a Educação do Campo.
A viabilização de formação superior específica para participantes dos movimentos camponeses tem como pretensão promover a expansão da oferta da Educação Básica nas comunidades rurais; o atendimento à demanda apresentada no campo, local em que há carência de professores qualificados para o ensino das Ciências da Natureza; além do auxílio à superação das desvantagens educacionais, observando os princípios de igualdade e gratuidade quanto às condições de acesso.
Serão beneficiados anualmente 120 (cento e vinte) discentes oriundos da área rural, para atuarem nas escolas do campo situadas em contextos socioculturais diversificados. Estes discentes serão selecionados mediante processo seletivo específico, que garanta o acesso democrático ao Curso.
O curso tem caráter regular e apoia-se em duas dimensões de alternância formativa integradas: o tempo-escola e o tempo comunidade. As atividades tempo-escola serão realizadas nos meses de janeiro/fevereiro e julho/agosto, e, durante encontros sistemáticos no intervalo de cada tempo-escola, parte constituinte das disciplinas e do Seminário Integrador.
As atividades que configuram a dimensão tempo-comunidade serão realizadas no espaço socioprofissional do aluno, para que ele possa refletir sobre os problemas, discutir com a comunidade e colegas e levantar hipóteses acerca das soluções possíveis. Esta dimensão se concretizará em sala de aula, a cada retorno para as atividades de tempo-escola, mediante discussões e socializações.
A integralização do curso deverá ocorrer (preferencialmente) em 8 semestres. Os conteúdos estão distribuídos na matriz curricular caracterizada pelo regime de créditos de disciplinas. A sistemática de avaliação da aprendizagem priorizará as atividades realizadas durante todo o processo de ensino-aprendizagem, atendendo à Resolução nº 177/2012 CEPEX/UFPI, por disciplina e semestralmente. A avaliação das ações do projeto será contínua e sistemática e contribuirá para o êxito da proposta de formação de professores em Licenciatura em Educação do Campo.
PPC do Curso da LEDOC - Aqui
Corpo Docente do Curso - Aqui
Colegiado do Curso do período de 25/07/2024 ate 22/04/2026
Prof. Dr. Marcones Ferreira Costa – presidente
Profa. Dra. Lívia do Vale Martins – membro
Profa. Dra. Paloma Vieira da Silva – membro
Profa. Dra. Michelle de Paula Madeira – membro
Profa. Dra. Maria do Carmo Gomes Lustosa – membro
Profa. Me. Joana D’arc Socorro Alexandrino de Araújo – membro
Núcleo Docente Estruturante (NDE) do período de 25/07/2024 ate 25/07/2026
Prof. Dr. Marcones Ferreira Costa – presidente
Profa. Dra. Paloma Vieira da Silva – membro
Prof. Dr. Júlio Fernando Vilela – membro
Ana Alice de Sousa Rodrigues da Silva – Representante discente
Coordenação de Estágio Curricular Obrigatório e do Não Obrigatório, com mandato de 01(um) ano, a partir de 22/04/2024
Profa. Dra. Michelle de Paula Madeira
Coordenação do Laboratório da LEDOC – LABEcampo, com mandato de 01 (um) ano, a partir de 05/04/2023
Profa. Dra. Maria do Carmo Gomes Lustosa
Coordenação de TCC, pelo período de 01 (um) ano, a partir de 28/02/2024
Profa. Dra. Lívia do Vale Martins