Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19 são temas da segunda aula promovida pela UNASUS e NUEPES

Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 14h41

WhatsApp Image 2020-04-17 at 11.12.20.jpg

Com o tema Aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19, aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), por meio de uma web conferência, a segunda aula da turma “Covid-19 e outras infecções respiratórias”. O evento é promovido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí.

Segundo o médico infectologista, Dr. Kelsen Dantas Eulálio, o Covid 19 é uma doença causada pelo vírus SARS-Cov-2, inicialmente chamado de novo coronavirus (2019-nCov). “Coronavírus são vírus de RNA de filamento único cujas suas projeções superficiais em forma de pétalas que se assemelham a uma coroa. Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, pela primeira vez, na cidade de Wuhan, na província de Hubei na China”.

De acordo com o pesquisador, o vírus começou a circular entre animais como morcegos e roedores e em seguida passaram a infectar as pessoas devido a proximidade e  convivência, tornando-se o único dos CoVs que adquiriu potencial pandêmico.

Quanto ao caráter de disseminação da doença, as pessoas com sintomas da doença apresentavam algum fator de risco associado. “A cardiopatia foi o principal comorbidade associada ao coronavírus, seguida de diabetes e pneumopatia. Quase todo paciente que vem a óbito por coronavírus tinha uma comorbidade”.

Kelson Eulálio explica que, o modo principal de transmissão é por meio do contato pessoal e da disseminação de gotículas. “A transmissão pelo coronavírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal, pelas secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro, tosse; catarro. Por isso é importante a utilização da máscara e do distanciamento social”, explica.

WhatsApp Image 2020-04-16 at 20.38.47.jpg

Painel de monitoramento da Covid-19

O Infectologista durante a aula destaca sobre o painel de monitoramento da Covid-19, organizado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Ele explicou que diariamente o painel é atualizado com informações de casos confirmados da doença.  “Observado os dados disponibilizados e atualizados na noite desta quarta-feira (15), a maioria dos casos confirmados na cidade de Teresina foram registrados na zona leste da cidade, com três bairros contabilizando mais casos, entre eles: Jóquei, Ininga e Fátima”, disse.

A próxima aula será na terça-feira (21) e abordará a tematica "O fluxo do paciente com Covid-19 na rede de atenção a saúde". Para mais informação enviar e-mail para: