Campus de Floriano realiza Atendimento Psicológico Online
O Atendimento Psicológico Online é um serviço voluntário emergencial corresponde a uma das ações de enfrentamento ao COVID-19 desenvolvida inicialmente pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), e viabilizada através do trabalho colaborativo organizado pelos Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Identidades e Subjetividades (NEPCIS) e Núcleo de Estudos em Psicologia e Inovação Educativa (NEPSIN), tendo como Coordenadora Geral a Profa. Dra. Profa. Dra. Monalisa Pontes Xavier (CRP 11/03936/ SIAPE 1751868).
O serviço tem o intuito de atender a população no contexto de pandemia em diferentes regiões se expande para a UFPI Campus-Floriano tendo Coordenadora Regional a Profa. Drª Carla Andréa Silva (CRP 21/00334) em articulação com psicólogos e psicólogas voluntários(as) que atuam em Floriano e circunvizinhanças além de psicólogas do NASF-Floriano e mediação da Me.Flavia Regina Sousa Martins (Psicóloga e Docente da Faculdade de Floriano - FAESF).
A iniciativa conta com a essencial parceria do Núcleo de Estudos em Psicologia e Inovação Educativa (NEPSIN) da UFDPar, por meio de seu projeto de extensão Interfaces entre Psicologia e Inovação Educativa sob a coordenação da Profa. Drª Algeless Milka Pereira Meireles da Silva.
O serviço destina-se a pessoas em sofrimento decorrente da pandemia de COVID-19 e está em consonância com a Resolução n. 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia, que dispõe sobre a regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Nesse sentido, após a referida pandemia, ocorrerá o desligamento do serviço e encaminhamento para outras possibilidades de atendimento.
Cada sessão terá duração de até 40 minutos e sua ocorrência se dará via videoconferência, podendo, em alguns casos, ocorrer através de chamada telefônica. Para tanto, serão utilizadas ferramentas como Skype, Whatsapp, Zoom, Meet, Hangout ou outros, desde que em acordo com a Resolução CFP 11/2018. Desse modo, é necessário assegurar ter acesso a internet e/ou telefone com condições que permitam a conexão para realizar chamada de vídeo e/ou de voz. Além disso, no momento da sessão, orienta-se que o(a) cliente deve permanecer em local reservado, onde se possa falar sem interrupções por terceiros.
O interessado deve se inscrever através do link abaixo, inserir todas as informações solicitadas, declarar que está ciente e de acordo com as condições do serviço oferecido e aguardar o contato de nossa equipe para agendamento do atendimento, cujo fluxo seguirá uma lista de espera.
Link para acessar o serviço:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBfPp2GRuXt5YPEI_IgZ05nCFqbKZ96ROChy_pN5w5kSY8wA/viewform
Links para baixar ou usar online as plataformas:
Skype: https://www.skype.com/pt-br/
Whatsapp: https://www.whatsapp.com/download?lang=pt_br
Zoom: https://zoom.us/download
Meet: https://meet.google.com/