Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI apresenta primeiro Boletim Farmacológico para auxiliar no combate à covid-19

Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 12h31

Professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentam o primeiro Boletim Farmacológico sobre o uso da cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina no enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19). O Boletim, que integra o Plano de Ação interinstitucional da UFPI de combate à covid-19, tem como proposta verificar o que tem sido publicado nas literaturas científicas, com respeito aos critérios científicos. Dentro disso, apontar as falhas que eventualmente estejam presentes nos estudos, de modo a auxiliar na tomada de decisão dos gestores e médicos, por exemplo.

O Prof. Emídio Matos, coordenador do Eixo 2 - Informação, comunicação e educação, destaca que nesse momento a principal função é reunir as informações, dentro dos critérios científicos, de forma que sejam compreensíveis. "No Boletim temos uma coluna em que falamos dos fármacos, da origem do estudo e do tipo: se é com humanos, animais, células isoladas, a concentração ou dose que foi utilizada e o tempo que as células/animais/humanos ficaram utilizando a droga, em que modelo biológico aconteceu (humano ou macaco, por exemplo), que tipo de técnica usaram, os principais achados e as conclusões", conta.

Emídio ainda explica que o documento conta com comentários em relação à cada estudo. "Quais foram as falhas, o que fizeram metodologicamente impreciso. E isso para que a gente deixe de maneira mais clara tanto para a população em geral quanto para gestores e médicos. A ideia é trazer a luz da ciência para essa discussão que ninguém sabe, exatamente, o que fazer. É a Universidade se colocando nese sentido, naquilo que é função da academia científica: apontar os caminhos por meio da ciência", destaca.

A produção do Boletim contou com a colabração de Paulo Michel Pinheiro Ferreira; Dalton Dittz Junior; João Marcelo de Castro e Sousa; Francisco Leonardo Torres Leal; Felipe; Cavalcanti Carneiro da Silva; Vladimir Costa Silva e Luciano da Silva Lopes.

Acompanhe outras informações e notícias como essa no site especial da UFPI no combate a covid-19: www.ufpi.br/coronavirus