Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI se destaca com plataforma digital de combate a covid-19
Início do conteúdo da página

UFPI se destaca com plataforma digital de combate a covid-19

Imprimir
Última atualização em Sexta, 22 de Mai de 2020, 18h21

Desde o dia 16 de março de 2020, diante da pandemia da covid-19 causada pelo novo coronavírus, a UFPI suspendeu todas as suas atividades, com exceção daquelas consideradas essenciais, e estabeleceu um regime especial de atendimento remoto. Para isso, instituiu um Comitê Gestor de Crise (CGC), para o enfrentamento da pandemia e com o objetivo de contribuir para as medidas de segurança que vêm sendo adotadas e determinadas pelas autoridades sanitárias.

Hot-site criado pelo CGC como ferramenta de comunicação de crise


Entre essas medidas, está a criação de um hot-site que também foi lançado em março, e que conta com informações para a comunidade em geral, sobre a prevenção e os riscos do novo coronavírus.

 

Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado

Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado


De acordo com a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado, que preside o Comitê Gestor de Crise, o hot-site além de ser de extrema importância, é também a forma mais rápida e mais efetiva de dar publicidade às ações do CGC. “Pela agilidade, pela capacidade de ser acessado de qualquer lugar que tenha internet e porque vai ficar armazenada muita informação para o futuro. Ou seja, é de fundamental importância o uso dele no presente e extremamente importante para os estudos futuros. Neles estão armazenados desde notícias, protocolos, documentos, vídeos, enfim, tudo que se está fazendo por meio da Universidade Federal do Piauí dentro deste cenário de covid-19”, explica.


O hot-site foi construído pelo Diretor da Gráfica da UFPI, Renan da Silva Marques, com apoio técnico do Coordenador de Programas e Cursos de Formação Profissional e Políticas Sociais da PREXC, Prof. Marcos Lira e pelo técnico de TI da Divisão de Redes da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), Filipe Soares Viana.

 

Renan Marques, diretor da Gráfica da UFPI

Para Renan da Silva Marques, que atua como membro Comitê Gestor de Crise da UFPI (CGC), obter informação confiável e qualificada é a melhor forma de prevenção. “Partindo deste entendimento, acredito que o hot-site, que nasceu com o objetivo de apresentar informações sobre a covid-19, o novo coronavírus e sobre as ações da UFPI por meio do CGC, tornou-se uma ferramenta de muita relevância, extravasando seus objetivos iniciais. Cresceu em qualidade e quantidade de conteúdos relacionados à pandemia, nas mais diferentes áreas, que são disponibilizados não apenas à comunidade acadêmica universitária, como também a toda a sociedade. É uma plataforma colaborativa, dinâmica, que tem sido bastante elogiada e acessada, sendo referência, inclusive, para instituições de outros estados”, explica.

 

A ferramenta online conta com notícias, podcasts e uma lista de perguntas mais frequentes (FAQ) para esclarecimentos sobre a covid-19. Apresenta, ainda, orientações de utilidade pública, por meio de seções com documentos oficiais e técnicos, materiais informativos, sala de situação, boletins farmacológicos, materiais de pesquisa e multimídia e links para bibliotecas nacionais e internacionais de referência no enfrentamento à pandemia.

 


O Prof. Adjunto do Departamento de Educação Física, Emídio Matos, é um dos coordenadores do eixo de Informação, Educação e Comunicação do CGC. Ele ressalta que a UFPI cumpre o seu papel na comunicação social. “Eu costumo dizer que estamos vivendo duas pandemias: a pandemia do novo coronavírus e uma pandemia de fake news, e nesse sentido a UFPI colabora com a sociedadelevando luz e transmitindo informação através da ciência”, disse.

 

Prof. Adjunto do Departamento de Educação Física, Emídio Matos

 Ao falar sobre o hot-site, o Professor Emídio Matos destaca que, ao organizar uma página específica para tratar da pandemia do novo coronavírus, a UFPI comunica, tanto para a comunidade interna como também para a sociedade, as ações que estão sendo realizadas. “Temos espaço.Todos os que estão desenvolvendo ações, a exemplo da que eu coordeno,o plano de ação interinstitucional de enfrentamento a covid-19, que é coordenado com outras instituições, têm um espaço para publicizar essas ações para levar informação a partir da ciências para toda a comunidade. Além disso, todos os materiais que estão sendo produzidos por esses planos estão sendo publicados e deixados à disposição das pessoas da sociedade, materiais em pdf, em áudio, podcasts para que a população tenha acesso”, destaca.

 


O podcast “UFPI no combate ao covid-19” por exemplo, visa levar, por meio de diferentes plataformas, informações, esclarecimentos e as últimas notícias relacionadas ao combate ao novo coronavírus. E também pode ser ouvido por meio de uma página especifica dentro do hot-site.


Além de reunir orientações e ações de combate à pandemia de covid-19, a plataforma contém novidades e análises de especialistas da Universidade sobre temas relacionados à atual situação da saúde pública. Contribui para a preservação da vida, em meio ao atual estado de calamidade pública, chamando atenção da comunidade por meio de um sítio especial.

Conheça mais o site especial da UFPI pelo endereço www.ufpi.br/coronavirus.

Fim do conteúdo da página