Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI produz cartilhas informativas sobre o combate a covid-19 para os indígenas Warao, da Venezuela
Início do conteúdo da página

UFPI produz cartilhas informativas sobre o combate a covid-19 para os indígenas Warao, da Venezuela

Imprimir
Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 18h30

Desde a chegada dos indígenas Warao, migrantes refugiados da Venezuela, ao estado do Piauí, em maio de 2019, a UFPI tem acompanhado esse grupo por meio de diversas atividades. Devido a atual pandemia, a Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Silva Lima, do Departamento de Ciências Sociais/CCHL e a Prof.ª Dr.ª Maria Sueli Rodrigues de Sousa, do Departamento de Ciências Jurídicas/CCHL, com a ajuda de parceiros, elaboraram a ação “Prevenção e proteção aos Warao no contexto da pandemia”, que está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Cartilhas informativas para o povo Warao

Cartilhas informativas para o povo Warao

A ação de extensão consiste na produção de cartilhas informativas, digitais e impressas, sobre os cuidados necessários durante o atual cenário da pandemia para os indígenas Warao, que estão abrigados no bairro Poti Velho, no Centro Social Urbano do Buenos Aires e no Centro de Formação da Emater (Empresa de Assistência e Extensão Rural), em Teresina.

Esse material foi produzido não só em português, mas também traduzido para a língua Warao (por quatro indígenas do grupo: Aníbal Carona, Ignácio Perez, Yovini Torres e Maritza Mendonza), e para o Espanhol (pelo Prof. Dr. Alejandro Labale, do Departamento de Ciências Sociais da UFPI). A equipe contou também com a participação de discentes do curso de Ciências Sociais da UFPI (Lizandra Lopes Silva e Marília Saraiva de Alexandria - que fez a ilustração do material), de integrantes da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas integradas, e de Maria Raquel Barros Lima, como voluntária.

                            

 Cartilha em Warao

Cartilha em Warao

 

Cartilha em Português

Cartilha em Português

 

Cartilha em Espanhol

Cartilha em Espanhol

 

 

Live de divulgação

Nesta segunda feira (01), às 18 horas, a versão digital da cartilha será lançada em uma live no Instagram da Prof.ª Dr.ª Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI. Irão participar também as coordenadoras da ação, professoras Carmen Lima e Maria Sueli Rodrigues de Souza, a representante da Secretaria Municipal da Assistência Social de Teresina Mauriceia Carneiros, a Superintendente de Direitos Humanos da SASC - Secretaria Estadual da Assistência Social - Janaina Mapurunga Bezerra de Miranda, uma integrante da Cáritas e, ainda, o líder Warao, Yovini Torres Blanco. O modelo digital também será enviado para os Waraos de outros municípios brasileiros por meio da Rede Warao Brasil e para uma rede de pesquisadores e agentes do poder público que atuam com esses indígenas.

A distribuição e apresentação da versão impressa das cartilhas acontecerá dia 05 de junho, por uma equipe da UFPI. Estão previstas três sessões, nas quais será feita a exposição do material, esclarecendo suas informações, processo de produção e ensinando o uso da máscara e do álcool em gel, que também serão distribuídos. A ação será realizada em frente à sede da PREXC, no campus da UFPI em Teresina, em espaço aberto, e com a presença da Prof.ª Dr.ª Lilian Catenacci e da Prof.ª Ma. Janaina Maria dos Santos, ambas do Grupo de Trabalho Saúde (GT-Saúde) do Comitê Gestor de Crise (CGC) da UFPI, que é responsável por ações de enfrentamento a covid-19.

Para Carmen Lima “A especificidade da cultura Warao representa um desafio para os movimentos sociais, pastorais e agentes do poder público que vem trabalhando com esta coletividade. A produção das cartilhas é uma resposta ao pedido apresentado pela SASC, que manifestou preocupação com os Warao no contexto atual da pandemia”. Segundo a coordenadora, atualmente no Brasil existem mais de 3.000 indígenas Warao espalhados em quase todas as regiões.

Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão “Em busca de extensionistas para o enfrentamento do coronavírus”, que, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura- PREXC, tem como objetivo incentivar e garantir a participação de extensionistas, a nível nacional, para o desenvolvimento de ações de extensão de forma remota, visando o enfrentamento da covid-19. De acordo com a Prof.ª Dr.ª Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, “essa é uma forma de incentivar a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes da UFPI em atividades de extensão no contexto atual, mas também de outras instituições de ensino superior brasileiras, formando uma grande rede de atuação e ampliando, assim, o surgimento de novas ações e, consequentemente, as possibilidades de atendimento às demandas emergentes da pandemia”, destacou.

Foi fundamental, para a produção das cartilhas, o trabalho de outra ação de extensão: “Compreendendo o COVID-19 por meio da programação visual: uma ação da Gráfica da UFPI em parceira com o Comitê Gestor de Crise – CGC/UFPI”, que realizou o projeto gráfico, criação, edição e artefinalização das versões digital e impressa do material. Houve apoio da Superintendência de Comunicação Social, por meio da Gráfica Universitária da UFPI na produção impressa de modelos em três línguas: a nativa (warao), espanhol e português.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Coordenadora do Projeto da qual as ações fazem parte, Profa. Cleânia Sales, destacou seus impactos sociais: “A ação da produção e divulgação da cartilha é de extrema importância neste contexto e tem um impacto social muito amplo. Na verdade, embora o foco primeiro seja fornecer informações adequadas aos 180  indígenas abrigados em Teresina, usando a própria língua deles para conscientizá-los sobre a importância da prevenção e da adoção de praticas preventivas ao COVID-19, esta ação extrapola tais comunidades, tendo em vista que as cartilhas digitais podem ser acessadas neste momento  por muitas outras comunidades indígenas do Brasil e de outros países, o que contribuirá para a proteção, neste momento, deste segmento tão vulnerável da sociedade. Estão de parabéns toda a equipe da elaboração da cartilha, a equipe da PREXC, em especial o coordenador de extensão, Prof. Antônio Aécio Bezerra e a equipe da Superintendência de Comunicação Social e do Comitê Gestor de Crise, em especial professora Dra. Jacqueline Dourado e Renan Marques”, comentou.

Iniciativas como essa fazem a diferença para a saúde dos Warao, e para toda a cidade que abriga os migrantes, já que a ação contribui para o combate a covid-19, ao informar os indígenas, evitando tanto sua contaminação como a propagação do vírus causador da doença, preservando a todos.

 

Mais iniciativas da UFPI

Outras atividades já foram feitas pela UFPI para dar suporte aos Warao desde sua chegada ao Piauí. A universidade participou da campanha de solidariedade para arrecadação de alimentação e materiais de limpeza e higiene pessoal para o grupo em julho de 2019. Também realizou, no mês de setembro, o “Seminário Indígenas Warao: Direitos e Práticas de Acolhimento e Proteção” com conferências, mesas-redondas, minicursos, palestras, grupos de discussão e exposição de artesanatos, que foram confeccionados pelos indígenas com doações de professores e colaboradores. Este momento contou com a expressiva participação de 80 Warao.

 

Fim do conteúdo da página