Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Pesquisadores > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Polo de Castelo do Piauí realiza eventos de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão dos cursos de Geografia e Pedagogia
Início do conteúdo da página

Polo de Castelo do Piauí realiza eventos de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão dos cursos de Geografia e Pedagogia

Imprimir
Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 11h26

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.04

Turma de Geografia do Polo de Castelo do Piauí 

Na quinta-feira (14), os cursos de Geografia e Pedagogia, do Polo do PARFOR/UFPI de Castelo do Piauí, realizaram os eventos de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE).

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.04 1

Turma de Pedagogia do Polo de Castelo do Piauí 

As atividades do curso de Geografia foram desenvolvidas para os alunos do Espaço Educativo Edmar Lima do Monte, e trabalharam as temáticas da ACE 3: Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo, e da ACE 4: Cidadania e Educação em Direitos Humanos.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.03

Cursistas de Geografia realizam oficinas com alunos da escola básica

Já as atividades do curso de Pedagogia aconteceram na Unidade Escolar Ângelo Francisco da Silva, em Buriti do Sobrado, zona rural de Castelo do Piauí. Os cursistas trabalharam a temática da ACE 3: Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo, com apresentação dos resultados do Projeto Horta Pedagógica implantado em escolas do município.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.04 4

Cursistas de Pedagogia apresentam resultados de projeto Horta Pedagógica implantado em escolas

Durante os eventos, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou que a Universidade possui uma função primordial na “sociedade, produzindo conhecimento científico e tecnológico e qualificando bem os profissionais. Hoje, nós estamos realizando o trabalho social da Universidade, que é compartilhar com a comunidade aquilo que é produzido. As Atividades Curriculares de Extensão representam um momento muito especial e importante para o processo formativo dos nossos cursistas, pois a Universidade ultrapassa seus muros e chega à escola básica, que é o ponto de partida e de chegada do nosso Programa”, destacou.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.57.25

Profa. Glória Ferro durante abertura do evento de Pedagogia

Dando as boas-vindas a todos e parabenizando os cursistas pelo empenho na realização dos trabalhos, a Coordenadora do Polo de Castelo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte, ressaltou a satisfação pela realização do evento. “O dia de hoje é muito especial para todos nós, pois representa a culminância dessa disciplina de fundamental importância para a formação dos nossos cursistas, que apresenta temáticas tão necessárias e que precisam ser discutidas nas nossas escolas. Estou muito orgulhosa do trabalho desenvolvido por todos”.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.03 1

Professores: Bartira Viana, Maria Lemos, Glória Ferro, Isabel Cristina, Ariosto Moura e Chaguinha Monte durante evento de Geografia

Segundo a  Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, os cursistas conseguiram atingir o objetivo principal da atividade de extensão, que é fazer essa interação entre a universidade e a escola básica. “Estou muito feliz com o que foi apresentado pelos nossos cursistas e com os resultados que eles conseguiram alcançar. Como eles estão em uma segunda licenciatura, que possui uma duração menor, então é fundamental que eles aproveitem o máximo que puderam dessas experiências que farão toda diferença na atuação profissional deles”, disse.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.04 5

Coordenadoras acompanham apresentação de cursistas de Geografia

A relevância das temáticas trabalhadas pelos cursistas foi mencionada pelo Prof. Ariosto Moura, que ministrou as disciplinas de ACE 3 e 4 no curso de Geografia. “A temática que aborda a questão do meio ambiente é imprescindível para a formação de cidadãos conscientes, críticos e, sobretudo, com uma preocupação com o futuro. A prática de educação ambiental em sala de aula se torna profundamente necessária. E a temática relacionada aos direitos humanos é também uma agenda importantíssima, ainda mais no país em que vivemos, onde crianças, adolescentes, idosos, mulheres e indígenas são violados na sua condição de seres humanos. Por isso se faz necessário que desde os anos iniciais essas temáticas sejam inseridas na formação desses futuros cidadãos”.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.04 3

Cursistas de Geografia durante oficina

De acordo com a diretora do Espaço Educativo Edmar Lima do Monte, Profa. Isabel Cristina de Oliveira, todos ficaram muito felizes com a escolha da escola para a realização do evento. “Toda a escola está participando dessa atividade que foi acolhida por todos, e nós também temos funcionários que são cursistas do Programa, e isso traz mais vida ao trabalho deles e os nossos alunos estão participando ativamente e contentes com o que estão vendo. Nós só temos a agradecer à Chaguinha e à toda a equipe da UFPI”, disse.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.03 4

Alunos do do Espaço Educativo Edmar Lima do Monte participaram do evento

O mesmo sentimento de gratidão é demonstrado pela Profa. Tatiana Lima, que além de diretora da Unidade Escolar Ângelo Francisco da Silva, é cursista de Pedagogia. “Trazer o Projeto das Hortas Pedagógicas para a nossa escola foi algo muito relevante, pois aqui ainda não existia horta e nós começamos do zero, trabalhamos com as crianças a temática e a importância de se cultivar uma horta tanto na escola como na comunidade. E quando soube que o evento de culminância do projeto seria aqui, fiquei imensamente feliz. Foi uma emoção muito grande, pois além de trazer a horta, eu conseguiria mostrar para a nossa comunidade tudo que foi feito tanto na nossa escola como nas demais. Além disso, uma visita da Universidade Federal é um incentivo para os nossos alunos”.

ace castelo pedagogia

Professores Wiury Abreu, Maria Lemos, Glória Ferro e Tatiana Lima visitam horta implantada na Unidade Escolar Ângelo Francisco da Silva

Para Francisca das Chagas, aluna do 5º ano da Unidade Escolar Ângelo Francisco da Silva, que participou da apresentação cultural durante o evento, foi um momento muito especial. Ela relatou a alegria pela apresentação e também pela horta que agora faz parte da escola, com alimentos saudáveis cultivados por eles mesmos e que serão utilizados na merenda escolar.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.04 2

Apresentação das alunas da Unidade Escolar Ângelo Francisco da Silva durante evento de Pedagogia

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.03 3

Profa. Glória Ferro acompanha oficinas de Geografia

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.03 2

Alunos da educação básica participam de oficinas de Geografia

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.03 5

Cursistas de Geografia

WhatsApp Image 2024 03 18 at 10.38.05 2

Cursista de Geografia entrega material para mãe da comunidade

WhatsApp Image 2024 03 18 at 11.12.43

Apresentação de cursistas de Pedagogia

WhatsApp Image 2024 03 18 at 11.13.08 1

Coordenadoras, professor da disciplina e cursistas de Pedagogia

 

Fim do conteúdo da página