Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Pesquisadores > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo é tema de ACE do curso de Pedagogia de Pedro II
Início do conteúdo da página

Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo é tema de ACE do curso de Pedagogia de Pedro II

Imprimir
Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 09h54

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.49.16

Na sexta-feira (15), o curso de Pedagogia, do Polo do PARFOR/UFPI de Pedro II, realizou o evento de culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão III, que trabalhou a temática de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação para o Consumo, ministrada pela Profa. Thayná Guedes.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.50.02

Apresentação da horta desenvolvida na Escola Integral Domingo Alves de Oliveira

Os cursistas apresentaram os resultados do projeto Horta Pedagógica, implantado por eles em escolas da educação básica, e desenvolveram oficinas com materiais recicláveis. Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, falou sobre a importância da temática da ACE e da urgência de adotarmos hábitos que preservem a saúde do nosso planeta.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.52.41

Oficinas com materiais recicláveis

“A Horta Pedagógica é uma das formas que temos para contribuir com a preservação do planeta e é preciso que esse trabalho seja contínuo. A questão do aquecimento global, o desmatamento, as queimadas que alteram todo o nosso ecossistema, o descarte incorreto do lixo, tudo isso precisa ser discutido nas nossas escolas para que sejam formados cidadãos mais conscientes e que possam contribuir ativamente com essa causa tão necessária e que interfere na vida de todos nós”, destacou a Profa. Glória Ferro.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.52.09

Apresentação da horta desenvolvida na Escola Santa Ângela

Segundo o Coordenador do Polo de Pedro II, Profa. Danielson Barros, que é especialista em Meio Ambiente, a temática possui uma importância fundamental para o desenvolvimento dos alunos de forma geral. “O aprendizado obtido através da implantação da horta não fica restrito apenas à questão do meio ambiente, pois os alunos aprendem Matemática com a medição dos canteiros, Geografia com os diferentes tipos de solos, Português com a questão da nomenclatura das culturas, dentre outras disciplinas. Representa, portanto, um laboratório fora da sala de aula, onde podem ser aprofundados conteúdos de todas as áreas do conhecimento”, explicou.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.49.38

Profa. Glória Ferro, Prof. Danielson Barros e Profa. Thayná Guedes

A Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, parabenizou os cursistas pelo trabalho desenvolvido e reiterou que as atividades representam o conhecimento científico articulado e colocado em prática no nosso cotidiano. “Temos várias coisas que nós conseguimos reutilizar e dar uma vida útil para elas. O trabalho que vocês estão fazendo é muito interessante e riquíssimo. E o mais importante é que com isso nós estamos cuidando da preservação do nosso planeta. Estão todos de parabéns”, frisou.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.50.25

Professores acompanham trabalho realizado pelos cursistas

Para Edvaldo Chaves, cursista de Pedagogia, o mais interessante foi realizar uma atividade fora da Universidade, com o envolvimento de alunos da educação básica e da comunidade. “O nosso grupo ficou responsável por implantar e organizar a horta com os alunos da Escola Integral Domingo Alves de Oliveira, na Lagoa do Sucuruju. Nós fizemos um mutirão com eles, com atividades de preparo do solo, plantio de mudas, e está sendo muito especial todo esse trabalho que proporcionou a aproximação da Universidade e a fonte, que é a educação básica”.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.55.54

Edvaldo Chaves explica como trabalho foi desenvolvido

De acordo com a professora da ACE III, Thayná Guedes, a importância da disciplina está em proporcionar que os alunos percebam a necessidade da união entre teoria e prática. “Em momentos como esse nós conseguimos mostrar como é possível desenvolver essa relação, com a teoria fundamentando a minha prática. Com o desenvolvimento de atividades como a Horta Pedagógica e de oficinas de reutilização de materiais, nós conseguimos ver isso de forma mais efetiva”.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.51.42

Alunos da Escola Santa Ângela plantam em horta produzida pelos cursistas

A diretora da Escola Integral Domingo Alves de Oliveira, Josélia Soares, ressaltou que “o desenvolvimento do projeto na nossa escola está sendo importante para mostrar para os alunos que o trabalho que eles desenvolvem aqui é importante, tanto que estão vindo pessoas de fora para participar. Nós já trabalhávamos a questão da reutilização, mas quando vêm pessoas de fora para colaborar com aquilo que está sendo feito, isso reforça o interesse deles, ampliando a visão e o entendimento”.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.54.09

Lucas Mateus ao lado das professores da escola que atuam diretamente no projeto, Islane Sousa e Roseane Soares, Profa. Glória Ferro, Prof. Danielson Barros e a diretora Josélia Soares

Lucas Mateus, aluno do 9º ano, avaliou que a horta está sendo fundamental para “adotarmos uma alimentação mais saudável, aprendermos mais sobre o cultivo do solo, sobre medidas e preservação do meio ambiente. O conhecimento que nós estamos adquirindo aqui levaremos para a vida e poderemos aplicar em casa”, afirmou.

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.57.59

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.52.57 1

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.55.24

WhatsApp Image 2024 03 19 at 08.51.11

WhatsApp Image 2024 03 19 at 09.42.48

WhatsApp Image 2024 03 19 at 09.42.34

 

Fim do conteúdo da página