Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Pesquisadores > Parfor > Últimas Notícias - Parfor > Ciência, Tecnologia e Inovação na inclusão de surdos é tema das Atividades de Extensão do curso de Letras-Libras de Teresina
Início do conteúdo da página

Ciência, Tecnologia e Inovação na inclusão de surdos é tema das Atividades de Extensão do curso de Letras-Libras de Teresina

Imprimir
Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 11h06

ace libra the

O curso de Letras-Libras, do Polo de Teresina, realizou nessa sexta-feira (22), a culminância da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão II, que apresenta a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, ministrada pela Profa. Marli Clementino.

Os cursistas trabalharam Ciência, Tecnologia e Inovação como aliadas na inclusão e interação de surdos e ouvintes na Unidade Escolar Matias Olímpio, em Teresina. A atividade contou com a participação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio e ocorreu no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI). 

WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.04.48

Cursistas de Letras-Libras durante apresentação para alunos da U.E. Matias Olímpio

Na ocasião, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, ressaltou que o Programa preza pela máxima qualidade da formação dos cursistas. “Nós acreditamos, como diz Paulo Freire, que é por meio da educação que transformamos pessoas e, consequentemente, transformamos a sociedade. Além disso, nós prezamos por esse diálogo entre a Universidade e as escolas da educação básica. É por isso que nós estamos aqui desenvolvendo essa atividade curricular de extensão que irá discutir a importância do papel que a tecnologia tem na inclusão de pessoas surdas. É uma honra estar recebendo todos vocês”. 

WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.06.12

Profa. Gisa Alves (da U.E. Matias Olímpio), Profa. Glória Ferro, Profa. Marli Clementino, Profa. Maraisa Lopes e cursistas de Letras-Libras

A Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, agradeceu a presença dos alunos da U. E. Matias Olímpio e parabenizou os cursistas por todo desempenho. “Ver a turma realizando as atividades de extensão, compreendendo que o papel desse momento é a conversa com a comunidade, a troca e a construção de conhecimentos com a sociedade, é fundamental para notarmos como a implementação das ACE nos cursos do PARFOR tem se dado de modo efetivo”, destacou.

Segundo a Profa. Marli Clementino, a atividade teve como principal objetivo “abordar Ciência e Tecnologia na educação básica, em diálogo com a Universidade, trabalhando essa temática com a comunidade surda e não surda, pois a escola deve estar aberta à diversidade e esse diálogo é importantíssimo para sensibilização dos não surdos e de inclusão dos surdos”, explicou. 

WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.22.34

Atividade de extensão buscou sensibilizar a importância da inclusão dos surdos

Para a cursista de Letras-Libras, Valdinete Soares, as ACE são fundamentais para o processo formativo deles. “É uma disciplina muito importante no nosso currículo acadêmico, pois facilita a comunicação e a interação com a comunidade escolar. Esse projeto de extensão que desenvolvemos com a U. E. Matias Olímpio visa a articulação entre a sociedade e a comunidade surda, considerando os direitos de acessibilidade”.

 WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.16.20

Valdinete Soares (esquerda) e colegas durante apresentação

A Profa. Gisa Maria Alves, que esteve acompanhando os alunos da U.E. Matias Olímpio, reiterou que o momento foi essencial para eles, “porque na escola nós não só trabalhamos a inclusão dos surdos no universo dos ouvintes, mas nós também buscamos possibilitar dentro de todas as disciplinas, a inclusão dos ouvintes no mundo dos surdos para que eles possam saber como eles se sentem”, frisou. 

WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.05.24

Profa. Gisa Alves e aluna Bruna Kathleen

Bruna Kathleen, aluna do 9º ano, afirmou que “a forma como a temática foi abordada e as dinâmicas realizadas pelos cursistas foram muito interessantes, pois eles conseguiram fazer com que nós, ouvintes, nos colocássemos no lugar dos surdos. Dessa forma, nós observamos na prática como a inclusão é importante e necessária”. 

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.06.22

ace libras the 2

WhatsApp Image 2024 03 22 at 12.11.25 1

 

Fim do conteúdo da página