Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Pesquisadores > UNASUS > Últimas Notícias - UNASUS > UFPI oferece Disciplina Inédita de Fitoterapia para Graduação
Início do conteúdo da página

UFPI oferece Disciplina Inédita de Fitoterapia para Graduação

Imprimir
Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 11h48

WhatsApp_Image_2022-02-04_at_22.02.26.jpeg

Quanto é eficaz o uso da fitoterapia? Quais os modelos médicos de uso dos fitoterápicos? Como é feita a prescrição de fitoterápicos? Foi pensando em responder essas e outras questões que o departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), oferece uma disciplina destinada à noções de Fitoterapia para alunos de graduação de Medicina.

A primeira edição desta disciplina será oferecida agora, no primeiro semestre letivo, de forma remota, às segundas-feiras, das 17 às 19 horas. Pretende iniciar uma aproximação entre academia e uso das plantas medicinais, por meio de reflexões sobre a história da fitoterapia, levando em consideração a história das políticas de saúde no Brasil voltada para esta área do conhecimento.

Esta é a primeira vez que uma disciplina de noções de Fitoterapia é oferecida em uma universidade brasileira, com foco no aluno de graduação de Medicina. Normalmente ocorrem em cursos de capacitação ou especialização.

Ex-coordenadora do núcleo estruturante da mudança curricular, a docente do Curso de Medicina, Ione Maria Ribeiro já havia aceitado a inserção da disciplina na grade curricular. Ela conta que a fitoterapia é um recurso de prevenção e tratamento de doenças usando plantas, parte de plantas. “A fitoterapia era considerada medicina popular e alternativa, mas hoje tem sido cada vez mais reconhecida nos meios médicos e científicos, sobretudo devido a produtos com ações terapêuticas comprovadas cientificamente. Na última reformulação do projeto pedagógico do curso de medicina da UFPI foi discutido no núcleo docente estruturante, a necessidade da incorporação dessa disciplina no conteúdo do curso agregando conhecimento na formação médica dos nossos egressos”, disse.  

WhatsApp_Image_2022-02-04_at_12.28.23.jpeg

Profa. Lis Marinho fala da importância da disciplina de Fitoterapia para o ensino de Medicina

A disciplina será oferecida, em conjunto, pela professora Lis Cardoso Marinho Medeiros e pelo professor da Escola Nacional de Botânica Tropical/ABFIT e membro do Conselho da Associação Brasileira de Fitoterapia, Antônio Carlos Seixlack.  

"A disciplina quer contribuir para que os futuros médicos incorporem a fitoterapia na sua rotina profissional, além de preencher uma lacuna na formação de futuros profissionais para que possam compreender o papel das plantas medicinais no processo de saúde e doença”, disse Lis Marinho. 

WhatsApp_Image_2022-02-04_at_22.02.39.jpeg

Estudante de Medicina, Camila Cristhina

Camila Cristhina de Oliveira Lima, aluna do quarto período de Medicina e membro do Centro Acadêmico Zenon Rocha (CAZERO-Agiliza), disse que a disciplina de Noções de Fitoterapia é necessária na grade do curso de medicina. “O estudo da utilização de plantas no tratamento de doenças é um conhecimento que agrega muito à formação médica, já que as múltiplas realidades dos pacientes, suas crenças e particularidades também fazem parte do processo de reabilitação e cura. Por esse motivo, a atual gestão do Centro Acadêmico Zenon Rocha (CAZERO-Agiliza) considerou fundamental entrar em contato com a professora Lis Marinho para ministrar a disciplina no período 2021.2, tendo como público os alunos que estão terminando a formação básica no curso. A docente demonstrou todo apoio em ministrar a disciplina e tem se colocado à disposição da comunidade acadêmica para ofertar uma experiência que agregue à formação dos médicos”, explica.

A disciplina é destinado a estudantes de graduação da área de Medicina e tem como carga horária 30 horas.  As inscrições dos interessados já estão abertas e deverão ser feitas durante o período de matrícula discente. O início das aulas será no dia 07 de fevereiro (segunda-feira), das 17hs às 19 horas, com a aula inaugural “As plantas medicinais nos diversos sistemas médicos”, ministrada pelo professor Antônio Carlos Seixlack, por meio do link: http://meet.google.com/vqq-pste-jwn

Fim do conteúdo da página