Plano de Desenvolvimento de Pessoas
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), regulamentada pelo Decreto nº 9.991/2019 e orientada pela Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21/2021, tem o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) como seu principal instrumento, pois nele se registram demandas (necessidades de desenvolvimento) e se instigam ofertas (ações de desenvolvimento).
Pensando nisso, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas/SRH desenvolve todas as etapas do PDP da UFPI através das seguintes etapas:
1ª ETAPA - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
Atividade: Reunir e discutir coletivamente sobre as necessidades da equipe e dos membros da equipe e registrar as necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC.
Responsável: Membros da equipe de trabalho (Departamentos, coordenações de curso, pró-reitorias e demais unidades administrativas)
Como fazer: Um representante da equipe, após receber o perfil adequado, realiza o acesso ao Portal SIPEC e insere as necessidades (Tutorial)
2ª ETAPA - VALIDAÇÃO DAS NECESSIDADES
Atividade: Validar as necessidades de sua equipe e encaminhar à SRH.
Responsável: chefia da unidade
Como fazer: Chefia, após receber o perfil adequado, realiza o acesso ao Portal SIPEC, filtras as necessidades que estão relacionadas a sua unidade e realiza a validação (Tutorial)
3ª ETAPA - ANÁLISE E PRIORIZAÇÃO DAS NECESSIDADES
Atividade: Consolidar necessidades validadas que tenham escopo aproximado e priorizar quais necessidades estarão no PDP da UFPI.
Responsável: CDP/SRH
Como fazer: É realizada a análise e consolidação das necessidades através do Portal SIPEC.
4ª ETAPA - DETALHAMENTO DE SOLUÇÕES
Atividade: Detalhar eventuais soluções já reconhecidas para as necessidades priorizadas e enviar ao Reitor para aprovação
Responsável: CDP/SRH
Como fazer: É apresentada uma possível solução à necessidade priorizada e indica-se se pode ser atendida por educação formal.
5ª ETAPA - APROVAÇÃO E ENVIO DO PDP
Atividade: aprovar o PDP da UFPI e encaminhar ao órgão central do SIPEC
Responsável: Reitor da UFPI
Como fazer: A aprovação e envio ocorre através do Portal SIPEC.
Após a realização da 5ª Etapa do PDP, o órgão central do SIPEC analisa e encaminha à ENAP para análise de oferta de cursos de capacitação. Em seguida o Plano é devolvido à UFPI até o dia 30/11 de cada ano para análise do Reitor, cabendo a ele decidir quanto ao acatamento da menifestação técnica do órgão central.
O PDP é publicado até o dia 15/12 de cada ano na pagina da UFPI na internet.
LINKS ÚTEIS
Manual de elaboração do PDP 2024
Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2023
Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP 2024
Competências a serem desenvolvidas - PDP 2024