Página inicial > Processo Seletivo > Processo Seletivo 2022.1

Processo Seletivo 2022.1

Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 11h18

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor, torna público, aos interessados, que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Professor Formador, referente ao período letivo 2022.1.

As vagas estabelecidas neste edital destinam-se aos cursos de 1ª licenciatura (Educação Física, Geografia, História e Pedagogia), realizados nos Campi/Polos da UFPI nos municípios de Currais, Luzilândia e Uruçuí.

Para submeter inscrição ao processo seletivo do Parfor/UFPI o candidato deverá observar os critérios exigidos e os prazos estabelecidos no Edital Nº 15/2022, de 26 de abril de 2022.

A oferta de componentes curriculares para o período letivo 2022.1 ocorrerá, excepcionalmente, através do processo híbrido de ensino e aprendizagem com a execução de atividades docentes e discentes de modo presencial e remoto, por meio de interações que combinem encontros em ambientes virtuais de aprendizagem e encontros presenciais, possibilitando diferentes abordagens metodológicas, com alternância em diferentes tempos e espaços, em conformidade com as disposições de Resolução específica e da Resolução CEPEX/UFPI Nº 187, de 19 de janeiro de 2022, no que couber.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível em http://www.seletivoparfor.ufpi.br, a partir das 8h30min do dia 27 de abril de 2022 até às 23h59min do dia 30 de abril de 2022.

Para mais informações, acesse o Edital Nº 15/2022, de 26 de abril de 2022 do processo seletivo e seus anexos:

Retificação

Aditivo - Anexo I

Anexo I - Cronograma de Execução do Processo Seletivo

Anexo II – Quadro de Vagas Ofertadas

Anexo III - Tabela de Pontos para Análise de Currículo

Anexo IV – Calendário Acadêmico

Anexo V – Plano de Ensino e Cronograma de Atividades de Disciplina

Anexo VI – Portaria/CAPES Nº 220/2021

Anexo VII - Anexo VII - Plano de trabalho específico (Anexo à RESOLUÇÃO Nº 267, DE 28 DE ABRIL DE 2022 – CEPEX/UFPI)

Anexo VIII - Caderno de Apoio Pedagógico

Anexo IX -  Plano de Trabalho do Professor Formador do Parfor/UFPI (SIMPARFOR)

Anexo X - Ficha de Cadastro e Termo de Compromisso do Bolsista

Anexo XI - Relatório do Desempenho dos Estudantes e do Desenvolvimento da Disciplina.

Confira também:

1.      Cronogramas e Ementário de Disciplinas

2.       Legislação:

• Resolução Nº 272, de 10 de maio de 2022 (Regulamenta o retorno das atividades presenciais acadêmicas dos cursos de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Colégios Técnicos e do Ensino de Graduação e Pós-Graduação da UFPI)
  • Ofício Circular nº 2/2016-CAF/CGDOC/DEB/CAPES (Alteração do tipo de conta bancária utilizada para o pagamento das bolsas do Parfor)
  • Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências)
  • Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
  • Decreto Nº 9.508, de 24 de setembro de 2018 (Reserva às pessoas com deficiência percentual de cargos e de empregos públicos ofertados em concursos públicos e em processos seletivos no âmbito da administração pública federal direta e indireta)
  • Resolução Nº 016/2020-CONSUN (Dispõe sobre a adoção de medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade, em caráter temporário e excepcional, em razão do estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), no âmbito da UFPI e dá outras providências)
  • Resolução Nº 019/2020-CONSUN (Ratifica a Resolução Nº 016/2020-CONSUN, de 28 de abril de 2020, com as alterações deliberadas)
  • Resolução Nº 036/2020-CONSUN (Dispõe sobre a Carga Horária Semanal dos Docentes do Magistério Superior da UFPI, em caráter excepcional para o formato remoto, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus – COVID-19)
  • Resolução Nº 187 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) (Regulamenta o desenvolvimento de processo híbrido de ensino e de aprendizagem para o retorno gradativo à presencialidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPI).

Para realizar inscrição, confira o tutorial e acesse o formulário eletrônico disponível em http://www.seletivoparfor.ufpi.br

Contatos:

Telefone: 3237-1955