Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > 27/09/2022 Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAFS fazem visita técnica à indústria de água em Floriano

Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 14h55

O controle de qualidade da água tem no conhecimento da biologia e ecologia dos microorganismos um componente fundamental. Microalgas são permanente grande fonte de preocupação, pois podem representar sérios riscos à saúde humana. Dessa forma, produtos como água para consumo humano são alvo de rigorosa legislação e fiscalização para conferir segurança à população.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.16.41  WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.17.01  WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.16.56

O que se vivencia em sala de aula e nos laboratórios na faculdade não contempla a totalidade do que ocorre na vida real das atividades profissionais. Assim, a ação formativa carece de complementação com aulas de campo e vivências praticas para que os estudantes possam vislumbrar oportunidades de atuação profissional. As visitas técnicas cumprem bem esse papel, gerando possibilidades de cenários futuros além de servirem para que os estudantes desenvolvam e ampliem sua rede de contatos.

Visando atingir esse objetivo de formar para a realidade profissional em suas diferentes instâncias, os estudantes da disciplina “Biologia de criptógamas”, que inclui o estudo das micro e macroalgas, participaram de atividade de campo e visitaram uma indústria de água nesta sexta-feira, 19 de agosto de 2022.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.16.55 1

Primeiro passo foi conhecer o ponto de captação de água para abastecimento público no rio Parnaíba, onde foi possível perceber a magnitude do maquinário necessário para levar água até a central de tratamento de água em Floriano. A captação fica em uma região rio acima dos pontos de despejo de esgoto do Município de Floriano. Mesmo assim a água recebe tratamento pela AGESPISA e é distribuída para a população.

Em seguida o grupo se dirigiu para a indústria Água fina - Grupo Jorge Batista - e foi recebido pelo Prof. Dr. Rondenelly Brandão da Silva, Químico responsável e que já foi Docente do quadro temporário do CAFS no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Também participou da atividade o Engenheiro Elétrico Adriano Nogueira, responsável técnico pelo maquinário e processo produtivo.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.16.55  WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.16.54 2

Os estudantes foram apresentados a todo o complexo desde a captação, processamento de filtragem e envasamento da água produzida. Na ocasião os estudantes presenciaram equipamentos de descontaminação (radiação ultra-violeta, filtros de carvão ativado, geradores de radicais livres de oxigênio a partir de ozônio), além do processo de descontaminação dos reservatórios reutilizáveis de água.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.16.54 1

WhatsApp Image 2022 09 27 at 14.16.54

Certamente outras oportunidades virão e buscaremos estreitar laços para que os estudantes possam ter cada vez mais chances de ter uma formação de qualidade. Agradecemos ao Grupo Jorge Batista pela acolhida e ao entusiasmo com que fomos recebidos pelos nossos cicerones, que não mediram esforços para responder às inúmeras questões propostas pelos discentes. Agradecemos ao nosso motorista Lenilson Araújo, que nos falou com destreza sobre o processo de captação de água, a potencia das bombas, a distância que água percorre até a estação de tratamento da AGESPISA.

Prof. responsável pela atividade - Dr. Alyson Almeida (Lic. Ciên. Biológicas - CAFS).

@rdfloriano @alsabot @grupojorgebatista