Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > 20/06/2023 Projeto de Extensão da UFPI discute Genética e Biodiversidade em escolas de Floriano

Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 16h08

Projeto de extensão BiologiaProjeto de extensão discute a importância da Genética e Biodiversidade, levando popularização da ciência a alunos do Ensino Médio e Fundamental.

Considerando que a perda de Biodiversidade pode afetar drasticamente a qualidade de vida em nosso planeta, este Projeto de Extensão visa sensibilizar membros da sociedade e comunidade acadêmica sobre a conservação da Biodiversidade e dos Recursos Genéticos. O projeto “Genética e Biodiversidade: Conservar os genes é preparar para o futuro”, sob coordenação do Professor Raimundo Nonato Oliveira Silva, do Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí, pretende intercambiar, ampliar e divulgar conceitos relacionados à Genética da Conservação e Conservação dos Recursos Genéticos. O referido projeto teve início de suas atividades em março deste ano e deverá encerrar em dezembro de 2023.

As atividades estão sendo desenvolvidas considerando a realização de palestras dialógicas, expositivas e interativas, com participação de estudantes das escolas contempladas com o projeto.  Nesta segunda-feira (19 de junho de 2023) foi realizada apresentação no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Bucar Neto, com a palestra intitulada: "Extra! Extra! A sexta extinção em massa e a incerteza da vida na Terra". A realização de palestras, oficinas e minicursos visa sensibilizar a comunidade na promoção de valores para auxílio na conservação da Biodiversidade.

Projeto 2 Apresentação de atividades referentes ao Projeto “Genética e Biodiversidade: Conservar os genes é preparar para o futuro”.

Conforme o Professor Nonato, esse projeto visa sensibilizar as pessoas de seu papel e responsabilidade com relação à preservação e uso da Biodiversidade visto que o homem é dependente dela para sua sobrevivência. “As atividades do referido projeto irão contribuir tanto para a comunidade externa como para a formação discente de modo a prepará-la (o) tanto para o aprendizado quanto para o repasse desse aprendizado, utilizando diferentes abordagens e ferramentas didáticas”, disse.

Deylange Oliveira Leal, professora do CETI) Bucar Neto, pontua sobre a importância do projeto para a escola “Nós, como escola, estamos bem felizes e otimistas em receber o Projeto de Extensão. É uma excelente oportunidade de termos maior contato com os licenciandos e de estreitar os espaços na construção do aprendizado”, declarou.

Projeto 3Professora do CETI Bucar Neto e discentes e docente da Universidade Federal do Piauí que participaram da atividade.

Projeto 4Apresentação da palestra intitulada: "Extra!Extra! A sexta extinção em massa e a incerteza da vida na Terra".

O estudante do Curso de Ciências Biológicas, João Pedro Atem Ribeiro Barros, e bolsista, aponta a importância do projeto. “Esse projeto é de grande importância para a nossa comunidade, pois estamos compartilhando e expandindo conhecimentos relacionados a Genética e Biodiversidade, sensibilizando os jovens alunos sobre a importância de estudos para a conservação da Biodiversidade. Esse projeto contribui com minha formação na licenciatura, me dando mais experiências com alunos de ensino fundamental e médio”, disse.

A discente do Curso de Ciências Biológicas, Yasmin Dias Nunes, participante como bolsista, comenta sua experiência no projeto. “O projeto de extensão é bastante gratificante para minha formação tanto pessoal, acadêmica e social e uma grande oportunidade de viver experiências incríveis, aprimorando minhas habilidades. O referido Projeto de Extensão é importante porque visa levar o conhecimento da Universidade para a sociedade, possibilitando a sensibilização da comunidade, além de oportunidades acessíveis de mudança”, pontuou.

A equipe do projeto conta com a participação de docente do Curso de Ciências Biológicas, 02 discentes do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação e 05 discentes do Curso de Ciências Biológicas.

As atividades desenvolvidas pelo projeto de Extensão serão de suma importância para intercâmbio de conhecimentos, bem como para sensibilizar as pessoas sobre a conservação da Biodiversidade.