Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Assessoria Internacional seleciona estudantes de Engenharias e Ciência da Computação para intercâmbio na Universidade do Porto

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Assessoria Internacional, seleciona estudantes para participar do processo de candidaturas para intercâmbio na Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto. O período letivo referente a essa seleção vai de setembro desse ano e fevereiro de 2020.

Conforme o acordo bilateral entre a UFPI e a Universidade do Porto, poderão se candidatar estudantes de Engenharia (Civil, de Materiais, de Produção, Elétrica, Mecânica) e Ciência da Computação. Serão selecionados até doze candidatos, sendo dois de cada curso.

O programa de intercâmbio estabelecido entre a UFPI e a Universidade do Porto, no âmbito dos cursos de engenharia e Tecnologia comuns oferecidos em cada instituição, tem o propósito de promover relações acadêmicas, culturais e sociais entre as comunidades universitárias de ambas as universidades.

Estudantes Elegíveis

O estudante deverá comprovar, no ato da inscrição, satisfação aos seguintes requisitos:

I – Estar matriculado, como aluno regular na UFPI, no período letivo 2019.1;

II – Ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a 7,0 (sete);

III – Se estudante de Engenharia (Civil, de Materiais, de Produção, Elétrica, Mecânica), ter integralizado o percentual na faixa de 60% (sessenta por cento) a 80 % (oitenta por cento) da carga horária total da estrutura curricular do curso;

IV – Se estudante de Ciência da Computação, ter integralizado o percentual na faixa de 50% (cinquenta por cento) a 75 % (setenta e cinco por cento) da carga horária total da estrutura curricular do curso.

Procedimentos para Inscrição

O período de inscrições vai de 22 de março (sexta-feira) 04 de abril (quinta-feira). De posse dos documentos elencados a seguir, o estudante deverá entregá-los no Protocolo Geral da UFPI e encaminhá-los à Assessoria Internacional:

I – Formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.ufpi.br, devidamente preenchido e assinado pelo(a) aluno(a);

II – Termo de Anuência das coordenações de curso (para preenchimento do Termo de Anuência, no que se refere às disciplinas ofertadas na FEUP, os candidatos podem consultar a aba “Mestrado Integrado” do link: https://sigarra.up.pt/feup/pt/cur_geral.cur_inicio);

III – Histórico Escolar de graduação atualizado, com código de verificação.

Resultado da pré-seleção

O resultado da pré-seleção, previsto para o dia 22 de abril, deve obedecer à ordem decrescente do IRA e, em caso de empate, terá prioridade o candidato que tiver integralizado o percentual mais próximo da faixa de 60% (Engenharia Civil, de Materiais, de Produção, Elétrica ou Mecânica) e 50% (Ciência da Computação) da carga horária total da estrutura curricular do curso.

Procedimentos de Candidatura e Aceitação de Estudantes

Para que uma mobilidade seja formalmente considerada e reconhecida pela FEUP, seja estudos ou estágio/investigação, o estudante deve cumprir previamente todos os procedimentos e prazos de candidatura (da divulgação da pré-seleção feita pela Assessoria Internacional da UFPI até 30 de abril de 2019). A nomeação e/ou apresentação de uma candidatura não garante, por si só, a aceitação do estudante para a mobilidade. Os candidatos não devem comprar viagem, alugar alojamento ou viajar para o Porto sem primeiro serem formalmente aceitos pela FEUP e pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto (Unidade Central). A aprovação de uma candidatura de mobilidade é formalmente reconhecida através da emissão de uma Carta de Aceitação pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto (Unidade Central). Todas os estudantes pré-selecionados pela Assessoria Internacional da UFPI são responsáveis pelas suas próprias candidaturas e devem submetê-las ao sistema online de mobilidade da U.Porto.

Custos da viagem, estadia, visto e seguro internacional

Cada estudante é responsável pela organização e custos com a viagem, assim como despesas relacionadas a alojamento, seguro de saúde e visto de estudante. Os estudantes da UFPI aceitos para realização de intercâmbio na FEUP ficam isentos de taxas de matrícula e mensalidades.

Ficha de inscrição.

Termo de Anuência.