Professora Márcia Astrês lança materiais educativos em Congresso Nacional

Professora da UFPI lançou materiais educativos no 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn)

Na segunda-feira, 24 de novembro, a professora Márcia Astrês Fernandes, do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/UFPI), lançou os materiais educativos “Abuso sexual: como identificar e buscar ajuda” e “Prevenção ao abuso sexual infantojuvenil: orientações para profissionais da educação” durante o 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn). O evento, realizado de 23 a 26 de novembro, em Porto Alegre (RS), reúne milhares de profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior.

As produções, disponibilizadas nas versões digital e impressa, são resultado de projetos de Iniciação Científica orientados pela professora Márcia com alunos da graduação em Enfermagem, além da colaboração de discentes da pós-graduação.
O material “Abuso sexual: como identificar e buscar ajuda” tem como objetivo auxiliar adolescentes a reconhecer sinais de abuso sexual, compreender seus direitos e saber como buscar apoio, esclarecendo conceitos como importunação, assédio e abuso sexual.

Já o segundo material, “Prevenção ao abuso sexual infantojuvenil: orientações para profissionais da educação”, é direcionado a professores e gestores escolares e apresenta orientações sobre sinais de alerta, procedimentos de denúncia e encaminhamentos, contribuindo para o fortalecimento da atuação desses profissionais no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Dados recentemente divulgados pelo Atlas da Violência apontam que, em 2023, o país registrou um aumento de 36% nos casos de agressões físicas, psicológicas, sexuais e de negligência contra crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos. O crescimento das denúncias tem intensificado debates na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado sobre estratégias de prevenção e combate ao abuso sexual infantojuvenil.

Durante o congresso, a professora também apresentou um trabalho científico sobre Riscos Psicossociais e Saúde do Trabalhador, produzido por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT/UFPI). “Oportunidades de divulgação das nossas produções, enquanto docentes e pesquisadores da UFPI, são de grande importância. Muitos profissionais da assistência, do ensino e da pesquisa, de diversas regiões do país, tiveram acesso aos materiais e demonstraram interesse em utilizá-los em suas atividades. É gratificante disseminar os resultados de nossos trabalhos científicos e perceber o interesse de outros pares. O compartilhamento dessas informações beneficia toda a população, estimula reflexão e fortalece o debate sobre uma temática tão urgente, que exige ações de enfrentamento a esse grave problema de saúde pública”, destacou a professora.

Acesse a cartilha “Abuso sexual: como identificar e buscar ajuda”.

Acesse a cartilha “Prevenção ao abuso sexual infantojuvenil: orientações para profissionais da educação”.