Presidente do Consun, Reitora Nadir, acompanhada da homenageada Profa. Tyrrell
Educadora e parceira da Universidade Federal do Piauí (UFPI) há quase 30 anos, a Professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell, recebeu na noite dessa terça-feira (16), em sessão solene do Conselho Universitário no Cine Teatro, o título de Doutora Honoris Causa da Universidade. Maior honraria concedida no meio acadêmico, esta foi a primeira vez que a Professora Tyrrell recebeu um título dessa grandeza de uma universidade brasileira. Tyrrell é docente visitante pleno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFPI. Com aprovação unânime no Consun, a entrega do título ocorreu conforme a Resolução 342/2025 e foi presidida pela Reitora Nadir Nogueira.
Em sua fala na solenidade a Reitora Nadir Nogueira, ressaltou a importância da homenageada para o avanço do ensino, pesquisa e internacionalização da Enfermagem e da área da saúde.
Reitora Nadir Nogueira, presidente do Consun
"É um momento histórico, a Professora Tyrrell é uma grande educadora, enfermeira, gestora e colaboradora da Universidade Federal do Piauí. Ela ultrapassa não só as fronteiras do Peru, mas também a nossa capacidade de constituir um programa de pós-graduação e de qualificar recursos humanos", declarou a presidente do Consun. A Reitora também agradeceu às professoras que contribuíram para a proposta de concessão do título, incluindo as docentes Claudete Monteiro, Livramento, Telma Evangelista e Lidya Tolstenko, em sessão que contou também com presença do ex-reitor da Universidade, Pedro Leopoldino.
A concessão do Título de Doutora Honoris Causa à Professora Tyrrell foi levado ao Consun a partir de sugestão da Coordenação da PPGenf e contou com a relatoria do conselheiro Prof. Emídio Matos. Maior outorga de todos os segmentos honoríficos da UFPI, a concessão do título de Doutor Honoris Causa é feita a personalidades eminentes que tenham contribuído para o progresso da instituição, da região ou do País, e que se hajam distinguido por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.
Professora Tyrrell recebeu da UFPI seu primeiro título de Doutora Honoris Causa concedido por uma universidade brasileira
Com mais de 50 anos dedicados ao ensino e à pesquisa em Enfermagem, a Professora Tyrrell possui reconhecida jornada de luta política pela Educação. Na década de 90, a professora foi agente que impulsionou a qualificação do corpo docente da UFPI, contribuindo para a aprovação do mestrado em enfermagem e posteriormente o doutorado. Liderou ainda o primeiro doutorado interinstitucional, um marco na história da internacionalização da Universidade. Relator do processo, o conselheiro Prof. Emídio Matos, ao apresentar a proposta de concessão do título, destacou a importância da professora Tyrrell para a UFPI.
Conselheiro Prof. Emídio Matos, relator da proposta de concessão do Título à Profa Tyrrell
“Sua atuação conecta a UFPI à rede de conhecimento global e eleva o programa de pós-graduação em enfermagem ao mais alto nível. O título de Doutora Honoris Causa é um reconhecimento da UFPI à contribuição da professora Tyrell para a qualificação do corpo docente da instituição e para a criação de programas de pós-graduação em enfermagem”, destacou o relator da proposta.
Professora Dra. Maria Antonieta Tyrrell, Doutora Honoris Causa da UFPI
Em sua fala aos presentes, a Profa. Tyrrell enfatizou a alegria e honra em receber o título. "Recebo este título com muita humildade e emoção, e quero compartilhar minhas emoções, meus sentimentos, minhas conquistas e sobretudo, minha gratidão ao receber este título", afirmou a professora Tyrrell. Ela também destacou a importância da solidariedade e da cooperação entre os países da América Latina e se comprometeu a continuar trabalhando para fortalecer as propostas governamentais de solidariedade no ensino e na pesquisa.
Maria Antonieta Rubio Tyrrell revalidou no Brasil seu título de Enfermeira e a habilitação em Enfermagem Obstétrica em 1978, pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), instituição pela qual também concluiu o Mestrado (1978) e o Doutorado (1994). Possui quatro especializações nas áreas de Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Pediátrica, Administração Hospitalar e Tecnologia Educativa em Saúde.
A professora detém seis títulos de Doutora Honoris Causa (UNT/2007; ULADECH e UIGV/2009; UNC/2015; UNACH/2022; UANDINA/2023) e quatro nomeações de prêmios em eventos científicos no Brasil e no exterior. É ainda Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Também participaram da sessão solene os conselheiros do Consun, Carlos Sait, Valeska Albuquerque, Marli Clementino, Socorro Cruz, Alexandre Cruz, Arquimedes Cavalcante, Bartira Araújo, Nícia Formiga e Edmilsa Santana. Também estiveram presentes, o assessor institucional do Conselho Federal de Enfermagem, Gilney Guerra de Medeiros, representando o presidente Manoel Carlos Nery; a vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras, Elisiane Gomes Bonfim, representando a Presidente Luciane Dávida; e o Enfermeiro Antônio Neto, Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem.