Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > Projeto VINCULAR para o fortalecimento do protagonismo estudantil

Projeto VINCULAR para o fortalecimento do protagonismo estudantil

Última atualização em Quinta, 27 de Mai de 2021, 10h06

Projeto vincular

No último dia 05 de maio de 2021, em reunião da vice-direção do campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), profa. Flávia Sampaio, com a assessora de ensino, profa. Ágata Cavalcanti, com a coordenadora do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), psicóloga Ana Maria e a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAU), profa. Roberta Gomes de Araújo, foi apresentado o Projeto VINCULAR, da psicóloga organizacional da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Fabiana Almeida, também doutora em administração, professora e pesquisadora na área de gestão de pessoas e relações de trabalho, que, em colaboração técnica com o CAFS/UFPI, vai desenvolver o projeto ao longo de 1 ano.

A psicóloga Fabiana Almeida, ainda, esteve junto ao CAFS/ UFPI em dois momentos. Com os professores, no dia 19 de março de 2021 no Encontro Pedagógico, quando abordou o tema: “Covid-19: trabalho, ensino e sociedade do cansaço”; e com os discentes do campus, no dia 28 de abril, no I Encontro de Integração Discente do CAFS ( I Ei, Cafs!), com o tema “Líderes de si e do futuro-suporte social e compartilhamento de experiências para a vida”. Por meio dessas participações foi possível dar início as interações com a comunidade acadêmica do campus o que favorecerá as etapas do projeto.

Com o título, Liderança e Soft Skills - vínculos, vivências e satisfação de estudantes do ensino superior, o projeto tem como objetivo o fortalecimento do protagonismo estudantil, face ao desenvolvimento de competências e de vínculos.

Com a assessoria de ensino, coordenação do NAE e do NAU, foram dialogadas maneiras de desenvolver as etapas do projeto, bem como cronograma de atuação que abrange desde a apresentação e socialização do projeto para discentes e docentes do campus, durante os meses de maio e junho, até o planejamento das atividades de intervenção, que se dará após etapa de pesquisa do projeto.

Em julho de 2021, com a utilização de questionário a ser enviado aos discentes, será realizada uma etapa diagnóstica sobre práticas de liderança, aspectos da vivência acadêmica e das competências socioemocionais, bem como elementos dos vínculos e a avaliação da satisfação com a experiência acadêmica.

Além da apresentação dos dados em forma de relatório técnico, o questionário tem como objetivo organizar as intervenções de maneira a abordar questões mais específicas, de acordo com aspectos da comunidade acadêmica do CAFS/ UFPI evidenciadas na pesquisa.

A partir do mês de agosto de 2021 serão realizadas ações do projeto, na perspectiva de contribuir com espaços de interação e diálogo sobre vínculos e emoções, na configuração de protagonismos, liderança e representação, experiências e vivências estudantis que reflitam em significados sobre ser universitário em processo de desenvolvimento sócio-profissional.