Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > CAFS realiza o V Encontro Pedagógico

CAFS realiza o V Encontro Pedagógico

Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 16h49

O V Encontro Pedagógico do CAFS/UFPI foi realizado de 23 a 24 de agosto de 2021, de forma virtual, pela Plataforma Google Meet. O encontro teve como objetivos: discutir sobre o cenário atual da Universidade Federal do Piauí em tempos de crise; possibilitar uma reflexão acerca do trabalho docente e dos desafios em torno dos processos educativos e promover um espaço de acolhimento e troca de experiências entre os docentes para discussão de temáticas voltadas para o início do período letivo.

Imagem encontro pedagógico 1

Imagem encontro pedagógico 2

Imagem encontro pedagógico 4  Imagem encontro pedagógico 5

Ao longo dos dois dias, o encontro reuniu docentes dos 5 (cinco) cursos de graduação do CAFS/UFPI: Administração, Ciências biológicas, Educação do campo, Enfermagem e Pedagogia. Ressaltamos que, apesar do encontro não ser obrigatório, o momento oportuniza a socialização, acolhimento e troca de experiências entre os docentes.

Conforme a programação do evento, no dia 23 de agosto de 2021, a abertura do evento proporcionou um momento de acolhida aos docentes, com a música da artista piauiense Érica Galvão. O encontro foi conduzido pela Assessora de ensino, Profa. Dra. Ágata Cavalcanti (LEDOC/CAFS). Esse momento teve a participação da Direção do Campus, Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo (Diretora) e Profa. Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa (vice diretora) e na sequência, a presença e fala do Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, apresentando um Panorama de ações desenvolvidas na UFPI no contexto da Pandemia. Ainda no dia 23 de agosto, tivemos a discussão acerca da Avaliação da aprendizagem no ensino superior, com a Profa. Dra. Wirla Risany Lima Carvalho (DMTE/UFPI) e sobre Ensino Híbrido: Personalização dos espaços de aprendizagem, com a Profa. Ma. Nadia Cataryna Nogueira e Silva (CEAD/UFPI), trazendo concepções e modelos de ensino híbrido.

Imagem encontro pedagógico 6  Imagem encontro pedagógico 7

No dia 24 de agosto, o encontro teve a discussão sobre Progressão funcional docente: orientações para o período pandêmico, proferida pela Profa. Ma. Isaura Danielli Borges de Sousa (CPAD/CAFS) e também, sobre Tempo relativo e a arte de desenhar estratégias de cuidado, com a Profa. Dra. Fabiana de Almeida (Psicóloga Organizacional Unilab). O encontro foi encerrado as 18h, em clima de integração,  entre os docentes participantes.

Imagem encontro pedagógico 8

Estratégio do cuidado

Agradecemos o apoio da Direção do Campus, Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo (Diretora) e Profa. Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa (vice diretora); dos assessores de ensino, pesquisa, extensão, comunicação e pós-graduação; bem como, das coordenações de curso. Agradecemos, também, o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em nome da Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí.

Gratidão a todos (as) os (as) docentes que estiveram conosco neste encontro, pela confiança em compartilhar seus saberes e experiências.

Esperamos reencontrá-los em breve.

Um ótimo retorno as aulas!

Desejamos que todos fiquem bem, se cuidem.