Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Floriano > 30/05/2022 Matrículas do CAFS serão nos dias 02 e 03 de junho
Início do conteúdo da página

30/05/2022 Matrículas do CAFS serão nos dias 02 e 03 de junho

Imprimir
Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 09h52

Para tornar mais ágil a efetivação das matrículas, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) informa que as solicitações de vínculo às disciplinas serão divididas por unidades de ensino. Para solicitar a matrícula curricular, estudantes calouros e veteranos devem acessar o sistema SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas).

De acordo com o Diretor de Administração Acadêmica (DAA) da UFPI, Prof. Leomá Matos, para garantir mais rapidez nas matrículas, somente será permitido aos alunos realizar matrícula nos dias estabelecidos para seu centro ou campus. “Se o aluno tentar se matricular antes do dia agendado para sua unidade acadêmica, o sistema irá exibir uma mensagem reafirmando a data correta que o estudante deve voltar a acessar o sistema para se matricular”. A estimativa é que os 22 mil alunos devam realizar a matrícula, dividia em grupos de 5.000 alunos por dia”. detalha o professor.

Confira as datas reservadas para nossas matrículas dos alunos do CAFS:

02/06 e 03/06 - Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano)

 

A PREG disponibilizou um manual com orientações para os discentes, ingressantes e veteranos, solicitarem matrícula nas disciplinas/turmas do semestre.

Confira Manual

 

Entenda as matrículas

Institucionalmente, as matrículas na UFPI são divididas em quatro momentos, conforme o calendário acadêmico, a fim de garantir mais oportunidades para os alunos, são elas:

1 - solicitação de matrícula: em que o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turmas após o processamento de matrícula;
2 - ajuste de matrícula (rematrícula): o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turma após o processamento do ajuste de matrícula (rematrícula);
3 - matrícula extraordinária: o aluno solicita, via SIGAA, e já ingressa na turma, sem necessidade de processamento. Nesse tipo de matrículo, é necessário tem ainda mais cuidado para não errar, pois não é possível cancelar depois;
4 - matrícula compulsória: apenas a coordenação de curso faz a matrícula, via portal da coordenação. Nesta etapa, o aluno solicita sua matrícula ao curso via e-mail e/ou formulário específico, e se for possível, conforme critérios de equivalência, pré e corequisitos, disponibilidade de vagas entre outros, o curso realiza a matrícula.

Fim do conteúdo da página