Estudantes da UFPI são contemplados com uma série de benefícios estudantis ao longo do ano de 2025. Foto: Arquivo SCS/UFPI
O ano de 2025 se destaca pelo olhar sensível da Universidade Federal do Piauí (UFPI) voltado à sua comunidade acadêmica. A Instituição celebra a conquista da segunda Cuidoteca do país, espaço destinado ao cuidado e à atenção de crianças com ou sem deficiência, além de avanços significativos nas políticas de assistência estudantil, inclusão e bem-estar. Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), foram criados novos benefícios, como o Auxílio Ingressante e a parcela adicional, conhecida como “décimo terceiro”, entre outras ações que impactaram positivamente a comunidade ufpiana.
Segunda Cuidoteca do país será implantada na UFPI
Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos. Foto: Arquivo SCS/UFPI
De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, o ano de 2025 foi marcado por intensas atividades e pelo diálogo permanente com a comunidade acadêmica e os movimentos sociais. “A Universidade precisa se conhecer e reconhecer a sua potência e, a partir disso, compreender a permanência estudantil como um quarto elemento estruturante, ao lado do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou.
Entre as principais conquistas de 2025 está a assinatura para a implantação da Cuidoteca. Em outubro do mesmo ano, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmou acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, que garantiu à Instituição a implementação da segunda Cuidoteca do país.
O espaço será destinado a estudantes, servidoras (es) e trabalhadoras (es) da UFPI que tenham crianças de três a doze anos como dependentes. Com ênfase em práticas lúdicas e acessíveis, a Cuidoteca será organizada de forma a assegurar a acessibilidade em todas as etapas de implementação, priorizando o uso de linguagem simples e inclusiva, além de fortalecer políticas de cuidado voltadas às crianças com deficiência e às suas famílias.
Novas coordenações fortalecem inclusão e bem-estar
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Emídio Matos, a Pró-Reitoria aumentou de duas para quatro coordenadorias, incluindo as áreas de saúde, esporte, bem-estar e diversidade.
A Coordenadoria de Saúde, Esporte e Bem-Estar (COSEB) tem como objetivo aprimorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica, incentivando práticas esportivas, atividades de lazer e cuidados com a saúde física e mental. Entre as ações desenvolvidas, a COSEB retomou os Jogos Universitários da UFPI (JUFPI), agora com novidades, como a realização da 1ª Corrida de Rua “UFPI em Movimento”. As competições ocorreram em todos os campi da Instituição, promovendo integração entre estudantes, servidores e comunidade externa. Em 2025, a UFPI também lançou o 1º Festival Paradesportivo (FESTPARA/2025).
Já a Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA) atua na promoção de políticas e práticas inclusivas e acessíveis, voltadas ao enfrentamento de qualquer forma de discriminação, preconceito ou violência motivados por questões étnico-raciais, socioeconômicas, identidade de gênero, orientação sexual ou deficiência. A coordenadoria desenvolve ações de letramento antidiscriminatório, como a campanha “UFPI para todas as pessoas”, que reforça o compromisso institucional com a diversidade e a inclusão. A iniciativa contempla publicações periódicas nas redes sociais da UFPI, com cards e vídeos educativos, além de relatos de integrantes da comunidade acadêmica que vivenciam ou vivenciaram situações relacionadas a racismo, LGBTfobia, sexismo, gordofobia, capacitismo, intolerância religiosa, entre outras formas de discriminação.
No enfrentamento aos assédios e à violência contra as mulheres, foi criada a Sala Lilás. Inaugurada em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a iniciativa visa fortalecer políticas internas de acolhimento, oferecendo apoio multidisciplinar e atuando de forma integrada com órgãos da justiça, saúde e assistência social. O programa é fruto de parceria entre a COIDEIA e a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Novos editais e parcela adicional fortalecem assistência estudantil
Entre as principais novidades de 2025 está a criação do Auxílio Ingressante, considerado um marco na política de assistência estudantil da UFPI. O benefício é destinado a estudantes de graduação presencial que ingressaram pela primeira vez na Universidade via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo para a adaptação e permanência acadêmica.
Ainda no final do ano, a UFPI aprovou o pagamento de uma parcela adicional para mais de 800 estudantes contemplados com bolsas de assistência estudantil até dezembro de 2025. Conhecido como “décimo terceiro”, o benefício será implementado em dezembro, com pagamento previsto para janeiro. “O recurso destinado à Universidade impulsionou o orçamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, permitindo a implementação dessa parcela adicional. Isso torna a UFPI pioneira e ainda mais acolhedora com sua comunidade estudantil”, ressaltou o pró-reitor Emídio Matos.
Além disso, houve o resgate e a convocação de cadastros de reserva de editais anteriores, ampliando o alcance dos auxílios e beneficiando um número ainda maior de estudantes.
Expectativas para o futuro
Para os próximos anos, a assistência estudantil da UFPI projeta a construção da unidade 4 do Restaurante Universitário no Campus Ministro Petrônio Portella. A nova unidade já conta com recursos assegurados por meio de emendas parlamentares. “Além disso, para o ano de 2026, teremos o fortalecimento da agricultura familiar na Universidade com a compra direta para os restaurantes universitários, e a inauguração da bodega agroecológica aqui no Campus de Teresina”, concluiu o pró-reitor Emídio Matos.