Podcast Saúde Verde promove informação e conhecimento cientifico
Com o objetivo de proporcionar educação e estimular o uso racional de plantas medicinais, o projeto de extensão Saúde Verde, coordenado pela professora do Departamento de Biologia do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Gleice Ribeiro Orasmo, e promovido em formato de podcast, integra conhecimentos científicos e saberes populares por meio de episódios informativos, produção de conteúdos e postagens acessíveis, aproximando a Universidade da comunidade.
Criado em 2025, a partir de um projeto de extensão anterior relacionado a produtos naturais, o @encontrei_na_natureza, surgiu a concepção de unir divulgação científica com redes sociais, optando pelo modelo em podcast como principal ferramenta. “Essa escolha foi feita, principalmente, para atingir os jovens, tanto os nossos alunos da UFPI, como de outras IES e também do Ensino Médio. Mas, além disso, sabemos que muitas ‘donas de casa’, pessoas de ‘meia-idade’ e público geral, estão já bem familiarizadas com essas ferramentas digitais, modernas e inovadoras”, explica a professora e idealizadora do projeto, Gleice Ribeiro Orasmo.
Embora o programa apresente convidados que são pesquisadores, o público-alvo não é somente a comunidade acadêmica, mas com um interesse amplo, com o intuito de também alcançar o público externo.
Plantas com propriedades curativas
Com um tema que desperta interesse da coletividade, uma vez que diversas plantas medicinais fazem parte da composição de medicamentos, o podcast oferece um olhar atencioso e informativo para o assunto. “Particularmente, nos países em desenvolvimento, tais remédios ainda são um recurso indispensável para os cuidados de saúde diários, mas é importante atentar para a segurança no uso das plantas. A identificação correta da planta, o conhecimento de qual parte deve ser usada, o modo de preparo, forma de uso e dose apropriada, são alguns dos pontos a serem observados para a segurança e também eficácia no uso dessas plantas. Em nossos podcasts procuramos mostrar, principalmente, as propriedades medicinais dessas plantas, mostrar as evidências reveladas por estudos científicos, entretanto, outros focos, como a forma no uso correto da planta, depende do entrevistado do podcast”, completa a professora.
Parceria e Multidisciplinaridade
O projeto de extensão visa a participação de alunos da graduação de diversos cursos da UFPI, como Farmácia, Biologia, Agronomia e entre outros, integrando conhecimentos e proporcionando uma aproximação entre diferentes áreas. “A ideia foi justamente essa da multidisciplinaridade, pois os alunos de farmácia veem o uso das plantas medicinais como remédios, os da agronomia as veem como fitoterápicos, observam mais o cultivo, a semeadura e a forma de uso das plantas”, pontua Gleice Ribeiro Orasmo.
As docentes envolvidas no Saúde Verde já representam essa multidisciplinaridade. A coordenadora do projeto, professora Gleice Ribeiro Orasmo, trabalha com plantas de interesse agronômico e uso de ferramentas de biologia molecular e a coordenadora adjunta, professora Adriana Nunes, com foco na fisiologia humana.
Professoras Gleice Ribeiro Orasmo, Adriana Nunes e a aluna Cecília Melo
Para os discentes, o projeto oferece a oportunidade de integração e compartilhamento de conhecimentos, como destaca a estudante Cecília Melo. “Por meio das atividades, consegui desenvolver habilidades de comunicação, aprofundamento científico em plantas, ampliação de técnicas em produção multimídia, como gravação e edição. Além disso, há ênfase na responsabilidade social, ao utilizar o conhecimento para combater a desinformação, visto que as plantas medicinais, embora naturais, não são isentas de risco à saúde: risco de interação medicamentosa, risco de toxicidade, necessidade de preparo correto, efeitos adversos”, conclui a aluna.
Atualmente, a equipe de extensionistas participando da produção do Podcast é composta por estudantes de Farmácia. Futuramente, o programa estará aberto para estudantes de Engenharia Agronômica e Biologia, com o objetivo de abordar os temas das plantas medicinais sob múltiplas perspectivas, tornando o conteúdo mais completo e atraente para o público, permitindo uma interdisciplinaridade.
Onde escutar?
No episódio de estreia, disponível nas redes sociais do projeto (@podcastsaudeverde), aconteceu um bate-papo sobre a cúrcuma longa, popularmente conhecida como açafrão-da-terra, com a participação da professora Chistiane Mendes Feitosa, docente da UFPI e pesquisadora na área de Química de Produtos Naturais. Confira aqui.