Na última segunda-feira, 15 de dezembro, o Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco do Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI, evento destinado a recepcionar os 406 candidatos(as) selecionados(as) para o período letivo 2025.2, sendo 398 professores(as) formadores(as), 6 formadores(as) intérpretes e 2 monitores(as) de inclusão.
Evento reuniu professores(as) formadores(as), formadores(as) intérpretes e monitores(as) de inclusão
O evento contou com a presença de toda a equipe que integra o Programa na UFPI, incluindo, além da coordenação institucional e adjunta, 10 coordenadores(as) de cursos e 16 coordenadores(as) locais e teve como objetivo fomentar o debate sobre a formação de professores(as) em serviço na educação básica, dentro da perspectiva da interculturalidade, diversidade e inclusão, como condição indispensável à construção de uma educação cidadã e inclusiva.
Coordenações Institucional, de Cursos e de Polos e convidados da mesa de abertura
Nessa perspectiva, a programação do encontro iniciou na parte da manhã com a roda de diálogo “Violência de gênero: educar para enfrentar!”, conduzida por Fábio Abreu dos Passos (Coordenador da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA/PRAEC/UFPI), Francisca Nayara Abreu Marques (Coordenadora da Sala Lilás/UFPI), Ana Kely da Silva Braga (Assistente Social da Sala Lilás/UFPI), Glenda Gabriely Barroso Fontinele (Psicóloga da Sala Lilás/UFPI). Conheça mais sobre a Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra.
Participantes da Roda de Diálogo “Violência de gênero: educar para enfrentar!” com coordenadores do Programa
Durante a abertura, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou o alcance social do Programa como um elo vital entre a universidade e a educação básica e o visível impacto da formação oferecida por meio do PARFOR na educação do país e, particularmente, no Piauí. Reafirmando o compromisso da UFPI, ao aderir ao Programa, com a implantação de uma educação para a equidade social, destacou que o projeto formativo do PARFOR tem como foco uma educação que respeita a diversidade e valoriza a interculturalidade.
Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI
“Porque estamos comprometidos com justiça social, é que nesse encontro problematizamos a violência de gênero nas suas diversas manifestações, sobretudo no espaço das nossas escolas e universidades. As pesquisas recentes revelam que 21,4 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses. Esse dado, apesar de indicar queda estatisticamente significativa, é assustador e exige ações firmes de enfrentamento. Por isso, compreendemos a urgência de inserir a discussão sobre a violência de gênero nas pautas educacionais, notadamente nos eventos de formação de professores(as). Não podemos ficar omissos! Convidamos todas as pessoas, especialmente os homens, a se engajarem nesse movimento, condição indispensável para frear essa epidemia de violência que lamentavelmente ainda persiste na nossa sociedade”, concluiu Glória Ferro.
O Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, lembrou que o Programa vem realizando experiências bem-sucedidas ao longo de seus 15 anos, com um impacto direto na qualidade da educação pública. "A UFPI possui o melhor time de formação de professores do estado do Piauí. Para aqueles que estão chegando pela primeira vez, compartilhem da nossa fraternidade, da nossa confraternização e dos nossos sonhos de uma sociedade melhor", afirmou.
Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI
Já a Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, ressaltou a importância da edição especial do Programa, que se propõe a ser uma resposta às reivindicações de grupos historicamente marginalizados. "O PARFOR Equidade amplia o alcance social do Programa, com um forte perfil de reparação histórica, levando a universidade a espaços que ela nunca havia chegado antes. Peço a vocês, portanto, que tenham atenção às orientações dos coordenadores, para que a gente preze sempre pela qualidade da formação, pois nós representamos a Universidade Federal do Piauí. Gostaria de agradecer a todos e reafirmar o nosso compromisso coletivo de fazer com que o PARFOR cresça cada vez mais e funcione, porque esse é o maior programa de formação de professores com essas características existentes no Brasil. Então, enquanto houver necessidade, o PARFOR vai existir, mas ele precisa existir não precarizado, ele precisa existir com qualidade, com compromisso de todos".
Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI
A Profa. Djanira Lopes, Coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação Curricular da Pró-Reitoria de Ensino (CDAC/PREG/UFPI), que atuará como professora formadora no curso de Pedagogia Intercultural Indígena, e esteve representando a PREG, destacou o papel fundamental da formação de professores na educação básica e a importância do PARFOR como uma política pública essencial para o desenvolvimento educacional. "Estamos construindo novos profissionais para a educação básica, e essa política pública contribui de forma significativa para a formação de professores em exercício e futuros profissionais".
Profa. Djanira Lopes, Coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação Curricular da Pró-Reitoria de Ensino
O Prof. Dalton Macambira, Coordenador do curso de História, destacou a relevância do PARFOR como uma política pública de qualificação profissional e cidadania. “O Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFPI é uma das políticas públicas mais importantes, pois ao mesmo tempo que permite a qualificação profissional de centenas de profissionais em diversos municípios piauienses, nos dá a alegria de sermos os gestores públicos que estão proporcionando o alargamento dos horizontes da cidadania dessas pessoas”, afirmou.
Prof. Dalton Macambira ao lado da Profa. Ana Paula Almeida, Coordenadora local de Picos, durante mesa de abertura
Segundo a Profa. Ana Paula Almeida, Coordenadora do Polo de Picos, o encontro foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre a formação docente. “Este evento representa muito mais que um encontro acadêmico: ele simboliza o compromisso coletivo com a valorização da docência e a qualidade da educação pública, reafirmando a missão do PARFOR/UFPI em promover educação inclusiva, crítica e socialmente comprometida. O PARFOR tem desempenhado um papel fundamental na formação inicial e continuada de professores, especialmente ao oportunizar que educadores em exercício tenham acesso ao ensino superior, fortalecendo suas práticas pedagógicas e ampliando seus horizontes profissionais. Poder fazer parte deste momento enriquecedor de troca de experiências é motivo de muita gratidão e orgulho por pertencer ao PARFOR”.
O Prof. Carlos Pádua, selecionado para atuar no curso de Letras-Libras, enfatizou que o evento formativo do PARFOR foi ao encontro dos seus anseios enquanto professor formador. “Pude aprender mais sobre a prática a ser desenvolvida com os estudantes. Um momento que chamou muito a minha atenção, foi o diálogo sobre a violência de gênero, impactando na minha formação. Eu parabenizo a equipe por essa iniciativa, pois precisamos nos apropriar dessas reflexões. Acrescento ainda, o momento de partilha para o planejamento do período, pois foi salutar os saberes compartilhados entre os coordenadores de cursos e professores formadores. Agradeço ao PARFOR/UFPI pelo encontro rico em aprendizagem”, avaliou.
Prof. Carlos Pádua (primeiro da esquerda para direita) com a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, e demais professores formadores selecionados para o curso
A programação prosseguiu no turno da tarde no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), em salas específicas para cada curso, onde foram abordados outros temas importantes para o planejamento das atividades acadêmicas do semestre letivo, como o regulamento do PARFOR/PARFOR Equidade, as normas de funcionamento dos cursos de graduação da UFPI, a especificidade e a logística de funcionamento do PARFOR/PARFOR Equidade no âmbito da UFPI, com destaque para a organização dos tempos e espaços formativos. O evento proporcionou mais um momento de rica troca de saberes entre coordenadores(as) e formadores(as), reverberando na seleção de estratégias e dinâmicas formativas necessárias para o aprimoramento da qualidade do ensino.
Confira a programação completa, o vídeo e mais fotos do evento: