Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - STI > Perguntas e respostas sobre contas institucionais da UFPI (G Suite)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias - STI

Perguntas e respostas sobre contas institucionais da UFPI (G Suite)

  • Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 18h02

Perguntas e Respostas sobre conta G Suite Institucional da UFPI!

Como faço a vinculação do meu e-mail?

Caso tenha criado seu e-mail via SINAPSE, seu e-mail provavelmente está vinculado, a não ser que tenha excluído em algum momento. Para verificar se está vinculado, basta acessar sinapse.ufpi.br, realizar o login e acessar o menu esquerdo "Meus E-mails".

Caso o e-mail não esteja listado, pode realizar a vinculação via "Vincular E-mail Institucional". Em caso de algum erro, abrir um chamado no Sinapse em Home -> Serviços de TIC -> Suporte E-mail Institucional -> "Senha/E-mail de Unidade/Aumentar Armazenamento".

Mais detalhes em: https://ufpi.br/normas-de-utilizacao-de-e-mail-institucional 

Os meus dados serão excluídos automaticamente a partir do dia 1 de julho de 2022?

Não. A administração das contas institucionais da UFPI não excluirá os dados de nenhuma das contas. No entanto, é importante nossa regularização devido ao limite de 100 TB para toda a instituição imposta pela Google. Caso a instituição ultrapasse o limite ( estamos com 190TB ), os serviços do GSuite estarão comprometidos. Por exemplo, o usuário somente poderá excluir ou baixar os dados do Drive, não podendo mais adicionar ou alterar dados existentes. A exceção se aplica ao serviço de E-mails, que continuará funcionando para receber e enviar. Mais detalhes em: 4. Definir limites de armazenamento - Ajuda do Administrador do Google Workspace

Uma solução (ao menos temporária) é a utilização do One Drive como alternativa. Ao criar uma conta utilizando o e-mail institucional, além de possibilitar o uso do office 365 online, é disponibilizado 1TB. Mais detalhes em Armazenamento na nuvem para estudantes | OneDrive (microsoft.com)

Importante: a exclusão das contas somente ocorrerão para contas de usuários inativos e para usuários com mais de 1 ano sem acesso ao e-mail. Além disso, usuários não vinculados no SINAPSE serão suspensos e, após 30 dias, excluídos. Mais detalhes em: Limitação no Cota de Armazenamento da Conta de E-mail Institucional (ufpi.br).

Está ocorrendo um erro ao tentar transferir os dados via takeout.google.com e apareceu a seguinte mensagem: "O recurso "Transferir seu Conteúdo" está disponível apenas para contas autorizadas do G Suite for Education ..."?

O recurso já está disponível para todos. Essa mensagem aparece quando o usuário está conectado com mais de um perfil no mesmo navegador e ao tentar acessar o site takeout.google.com  a conta que abre é com um usuário que não é institucional.

Para resolver, a forma mais simples é abrir uma Aba anônima no navegador e acessar com sua conta institucional, realizando novamente o mesmo procedimento.

Mais detalhes de como realizar o procedimento de transferência/ backup: Como fazer o download dos seus dados do Google - Ajuda da Conta do Google.

Os dados não estão sendo migrados após a solicitação por completo e está demorando muito. E agora?

A administração do GSuite na UFPI não possui controle desse processo. A última informação repassada pelo suporte da Google é para aguardar um pouco mais, visto que pode mesmo demorar.

Não haverá qualquer tipo de exclusão ou penalização para os que já possuem transferência em andamento.

Qual a cota de armazenamento atual para cada um?

Detalhes podem ser verificados em : Limitação no Cota de Armazenamento da Conta de E-mail Institucional (ufpi.br)

A definição de cota atual pode vir a ser modificada, dependendo de diversos fatores. Novas atualizações serão sempre comunicadas por e-mail.

Como faço para ver os dados que possuo e o espaço atual ocupado? E como excluir após o ter realizado o backup desses documentos?

  1. Para analisar o uso do armazenamento e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse: https://drive.google.com/drive/quota.

  2. Para analisar ou excluir arquivos grandes ou desnecessários em drives compartilhados, acesse https://drive.google.com/drive/shared-drives.

  3. Considere a possibilidade de excluir conteúdo do Drive que você pode ter copiado para um drive compartilhado.

  4. Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos do armazenamento no Google Drive e siga as instruções referentes ao Gmail.

Posso pagar para ampliar o armazenamento da minha conta institucional?

Não. Esse serviço individual é somente para contas pessoais do gmail. Contas institucionais não possuem planos individuais.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página