Catálogo de Serviços - STI

Esta sessão descreve o catálogo de serviços realizados pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nos limitamos estritamente a atender aos chamados relacionados nas listagem abaixo.
Qualquer problema ou dúvida não abrangida neste catálogo deve ser consultada anteriormente nos setores administrativos relacionados ao assunto em questão.
Ex: Dúvidas de matrícula ou mudança de datas de calendários acadêmicos contactar primeiramente a PREG, caso seja alguma inconsistência (bug) do sistema, a PREG entrará em contato com a STI.
São itens de TI segundo Portal de Compras do Governo Federal: (Itens Bens de TI suspensos - CATMAT)
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São serviços de TI sengundo Portal de Compras do Governo Federal: (Detalhamento dos serviços - CATSER)
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Catálogo de Serviços da STI
INFRAESTRUTURA DE T.I.
- Chamado destinado a atendimento técnico que abrange:
- Acesso à rede cabeada da UFPI.
- Acesso à Internet;
- Acesso à rede sem fio - Wi-Fi;
- Instalar e manter aplicativos licenciados e com permissão de uso no ambiente da UFPI;
- Instalação de computadores e seus periféricos (Monitor, mouse, teclado, etc) patrimoniados na UFPI.
- Auxiliar o uso dos sistemas de gestão da UFPI;
- Suporte aos usuários da instituição, no uso de aplicativos permitidos no ambiente da UFPI.
- Instalação do acesso do computador do usuário á impressora. Qualquer outro problema relacionado a Ilha de impressão, verificar o Item "Ilha de Impressão" neste artigo.
- ATENÇÃO - Computadores e Notebooks pessoais NÃO são contemplados. A STI não se responsabiliza por qualquer atendimento solicitado e realizado errôneamente.
>> Formulário de Manutenção de Equipamento
>> Manual de movimentação de Bens no SIPAC
Para solicitar a manutenção, os setores solicitantes terão que obedecer os seguintes fluxo:
Serviços realizados na Divisão de Manutenção:
1.Manutenção de computadores e notebooks
- Formatação
- Retirada de vírus (quando possível)
- Substituir fonte
- Substituir memória RAM
- Adição de memória RAM (sujeito a avaliação dos técnicos responsáveis)
- Limpeza interna de gabinete
- Auxiliar na segurança dos recursos da rede (dados e serviços): instalando, configurando e atualizando programas gratuitos de anti-Vírus e anti-SpyWares; criando e mantendo rotinas de cópias de segurança (Backup);
- Instalar e manter Sistemas Operacionais (Windows ou Linux) nos computadores da instituição;
- Instalar programas GRATUITOS.
- Computadores HP (com Garantia), após a transferência do item para Divisão de Manutenção/STI, a STI entrará em contato direto com a HP para os devidos trâmites legais e burocráticos.
- Atenção: os computadores HP (SEM Garantia), que necessitem de manutenção, a Divisão de Manutenção/STI não possui peças compatíveis com HP, logo não realizamos manutenção em caso de problemas que necessitem a troca de peças.
2.Troca de bateria de nobreak de pequeno porte (até 1500va).
3.Manutenção de Impressoras da marca LEXMARK - solicitação via chamado no sistema SINAPSE (sinapse.ufpi.br).
No momento não dispomos de licitação para manutenção dos seguintes equipamentos:
- Impressoras (exceto LEXMARK);
- Nobreaks (exceto troca de bateria de nobreak de pequeno porte);
- Estabilizadores;
- Monitores.
- Atenção: Estes serviços são referentes somente às impressoras de Marca Lexmark do contrato 12/2018;
- Instalar/Configurar Impressora
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação para instalação e configuração de impressora;
- Solicitação de Toner
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de Toner quando finalizado;
- Manutenção de Impressora
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de manutenção em caso de falha na impressora.
- Instalação de Novo DataShow
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de instalação do DataShow. (Esse item não abrange à solicitação do aparelho de DataShow, somente à sua instalação);
- Manutenção de instalação do DataShow
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de manutenção na instalação do DataShow. (Obs.: Este item não se refere a manutenção do aparelho de DataShow, somente a sua instalação (infraestrutura)).
- Solicitação de novo ponto de rede
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação para instalação de novo ponto de rede no setor.
- Manutenção de ponto de rede
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de manutenção de ponto de rede com defeito;
- A necessidade da autenticação está em conformidade com a legislação vigente, notadamente o Marco Civil da Internet (LEI Nº 12.965).
- Problemas relacionados à autenticação na Rede para acesso á Internet:
- O usuário e senha são os mesmo usuários dos sistemas SIG;
- Antes de abrir chamado, verificar se está digitando a senha corretamente;
- Este chamado não realiza redefinição de senha. Para recuperar a senha acesse https://sigaa.ufpi.br/admin/public/recuperar_senha.jsf
- O usuário é limitado à utilização de 5 aparelhos com o mesmo usuário simultaneamente;
- Visitante ou terceirizado:
- Realizar o cadastro via cadastro.ufpi.br;
- Após o cadastro deve ocorrer a liberação de acesso pela chefia do setor.
- Ao inserir o CPF no campo Usuário, não utilize "."(ponto) ou "-"(hífen);
- Para redefinir senha acesse https://cadastro.ufpi.br/password/reset
- Bloqueio de Página:
- Solicitação de desbloqueio de página errôneamente bloqueada pelo sistema de firewall.
SISTEMAS
- SIGAA
- SIPAC