Página inicial > Últimas Notícias - DAA > Começa segunda-feira (08) o período de ré-matrícula para os alunos do LEDOC

Começa segunda-feira (08) o período de ré-matrícula para os alunos do LEDOC

Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 10h53

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), por meio da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), informa que, de 08 a 09 de maio, estará aberto o período de reajuste de matrícula do Semestre Letivo 2023.1 para os estudantes de cursos da Licenciatura da Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É informado também que, no dia 10 de maio, será possível a solicitação de acréscimo e/ou cancelamento de componente curricular para o período letivo 2023.1. A ré-matrícula é feita exclusivamente on-line através do portal do discente (https://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/verTelaLogin.do).

Os discentes que não realizaram a matricula curricular no período regular (03 a 05/05) e os alunos que fizeram a matricula institucional em segunda chamada deverão efetivar a matrícula online.

Aviso: A PREG informa que os alunos veteranos que não realizaram a Avaliação Docente do semestre letivo 2022.2 não conseguirão realizar ajuste da matrícula curricular. Os estudantes somente conseguirão realizar matrícula para o Período Letivo 2023.1 a partir da matrícula compulsória (de 25 a 26 de maio), via coordenação de curso.

Entenda as matrículas UFPI

Institucionalmente as matrículas são divididas em 4 (quatro) momentos conforme o calendário acadêmico, a fim de garantir mais oportunidades de matrícula para os discentes, são eles:

1 - Solicitação de matrícula: em que o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turmas após o processamento de matrícula;

2 - Ajuste de matrícula (ré-matrícula): o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turmas após o processamento do ajuste de matrícula (ré-matrícula);

3 - Matrícula compulsória: apenas a coordenação de curso faz a matrícula, via portal da coordenação. Nesta etapa, o aluno solicita sua matrícula ao curso via e-mail e/ou formulário específico, e se for possível, conforme critérios de equivalência, pré e có-requisitos, disponibilidade de vagas entre outros, o curso realiza a matrícula.

Saiba como realizar a ré-matrícula

Para realizar o Ajuste de Matrícula (Ré-matrícula) (2) o aluno deve seguir os mesmos passos da Solicitação de Matrícula (1). Confira a seguir:

Acesse Portal do Discente, menu Ensino>Matrícula On-Line>Realizar Matrícula:

curricular 1

Na primeira tela o discente deverá atualizar seus dados cadastrais junto a instituição.

curricular 2

Nessa tela de atualização, o discente já poderá incluir COMPROVANTE DE VACINAÇÃO ou testagem negativa para COVID-19 (arquivo PDF máximo de 2MB), para aulas e atividades presenciais. No final da página, é necessário confirmar as alterações e avançar para a matrícula curricular:

curricular 3

Caso não insira o comprovante de vacinação ou testagem negativa para COVID-19, o sistema exibirá a seguinte mensagem de advertência e orientação:

curricular 7

Atualizados os dados cadastrais, o discente já pode iniciar a seleção das turmas para o semestre:

curricular 4

Na primeira tela, o discente deverá escolher as turmas. Os ingressantes devem atentar para selecionar as turmas do primeiro semestre/bloco. Geralmente o sistema já abre a tela selecionando previamente as turmas do semestre/bloco em que o discente se encontra, é possível ser alterada pelo discente antes de clicar em adicionar as turmas:

curricular 5

Após selecionar as turmas, o discente deverá clicar em Adicionar Turmas no final da tela de seleção:

O sistema apresentará um extrato das turmas selecionadas, bem como a indicação dos respectivos horários. Estando OK, o discente deve clicar em Confirmar Matrícula

curricular 6

Após a confirmação, o discente deverá aguardar o Processamento das Matrículas ou ré-matrículas. Nesta etapa o sistema ocupará as vagas disponíveis nas disciplinas/turmas conforme calendário acadêmico e as regras de matrícula da Instituição.

Somente após o processamento das matrículas ou ré-matriculas, é que o discente vai perceber as turmas no qual está matriculado, para acesso e participação, em seu Portal do Discente.

Mais informações:

Confira o calendário acadêmico do Período Letivo 2023.1 do LEDOC