Página inicial > Últimas Notícias - DAA > Encerra-se na sexta-feira(02) o prazo de trancamento de curso e disciplina

Encerra-se na sexta-feira(02) o prazo de trancamento de curso e disciplina

Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 09h51

Vai até sexta-feira(02) o prazo de solicitação de aproveitamento de estudos(dispensa de disciplina) do período 2023.1. Bem como, também vai até esta sexta-feira(02) o período para o trancamento de matrícula no curso, ou para trancamento de disciplina no período de 2023.1.

Lembrando que: alunos ingressantes(calouros), conforme as regras de graduação da Universidade Federal do Piauí, não possuem permissão para trancar o curso durante seu primeiro período na instituição. Em relação ao trancamento de disciplina, se faz necessário verificar o regime do curso. Alunos em regime de bloco só podem solicitar trancamento de componentes optativos ou que estejam em pendência.

Sobre o trancamento de curso:

O trancamento de curso é a suspensão oficial das atividades acadêmicas do aluno, garantindo a manutenção do vínculo ao curso de graduação. O trancamento de curso será concedido no limite máximo de dois períodos letivos regulares, consecutivos ou não. Deverá ser solicitado a cada período letivo, dentro do prazo fixado no Calendário Acadêmico correspondente a 1/3 (um terço) do período letivo. A ação acarreta o cancelamento da matrícula do aluno em todos os componentes curriculares nos quais esteja matriculado.

Para mais informações sobre como trancar o curso.

Sobre trancamento de disciplina:

O trancamento de componentes curriculares ou trancamento de disciplina pode ser realizado pelo aluno, no modo on-line, através do Portal Acadêmico no SIGAA. A solicitação é feita e encaminhada ao coordenador de cada curso, para que ele faça, se assim desejar, algumas observações, a fim de induzir o aluno a desistir da ação.

É importante saber que o trancamento não é realizado de imediato e tem prazo de 7 dias corridos, a partir da data de solicitação, para ser confirmado. Dentro do período oficial de trancamento, estabelecido pelo Calendário Acadêmico da instituição, o aluno ainda pode cancelar o pedido. Se a ação for solicitada no último dia de trancamento, será automaticamente confirmada até o dia seguinte, e o aluno não pode mais cancelá-la.

Para mais informações sobre como trancar a disciplina.

Calendário Acadêmico do Semestre Letivo 2023.1 da graduação presencial

registrado em: ,