Formulários e Requerimentos

A Diretoria de Administração Acadêmica (DAA/PREG) disponibiliza nesta página os principais formulários, termos e requerimentos utilizados pelos discentes nos procedimentos administrativos e acadêmicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

💡 Antes de protocolar qualquer solicitação, verifique se há formulário específico para o tipo de pedido. Na ausência, utilize o Requerimento Geral da Graduação.

 

ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO

Saiba como realizar a abertura de processos administrativos na UFPI, etapa essencial para formalização de solicitações, requerimentos e trâmites acadêmicos.

📅 A partir de 01/08/2025, passa a ser obrigatória a utilização do Termo de Abertura de Processo como documento inicial de todos os processos administrativos na UFPI, conforme estabelecido no Memorando Circular nº 190/2025 - PRAD.

 

REQUERIMENTOS DA GRADUAÇÃO

 

Termo de Abertura de Processo

 

Requerimento Geral

 

Cadastro e Matrícula de Caráter Especial

💡 Esses procedimentos são regulamentados pela Resolução nº 177/2012-CEPEX/UFPI e devem observar os prazos fixados no Calendário Acadêmico.

 

Andamento do Curso

💡 Importante: O Trancamento de Curso e o Trancamento de Disciplina, em situações ordinárias, poderão ser realizados on-line pelo próprio aluno, via Portal do Discente (SIGAA), respeitando os prazos previstos no Calendário Acadêmico. Já os casos de excepcionalidade deverão ser formalizados por processo administrativo, mediante comprovação documental, conforme regulamentado pela Resolução nº 177/2012-CEPEX/UFPI. 

 

Retificação de Notas e Frequências

💡 As solicitações de retificação de notas ou frequências devem ser apresentadas até o final do período letivo subsequente à oferta do componente curricular.

 

 Dispensa de Disciplina

💡 Os pedidos de dispensa devem ser protocolados dentro dos prazos previstos no Calendário Acadêmico e formalizados por meio de processo administrativo eletrônico, instruído com toda a documentação comprobatória exigida.

Outorga de Grau e Diploma

As solicitações de diploma, outorga de grau (coletiva e sessão simples) e revalidação de diploma possuem trâmites específicos estabelecidos em Portarias próprias.

 

Cópias de Documentos do Acervo Acadêmico

🔒 LGPD: As cópias são fornecidas ao próprio titular ou a representante legal devidamente comprovado, observadas as regras de proteção de dados pessoais.

 

Desistência de Curso

 

Declaração de Não Vínculo

Declaração de não vínculo é um documento que confirma que o candidato não é estudante regularmente matriculado em cursos de ensino superior de uma Instituição Pública. A certidão é usada, a título de exemplo, para fins estudantis e trabalhistas, por exemplo para inscrição em programas de acesso ao ensino superior como PROUNI e/ou FIES. Para o preenchimento do documento é necessário nome completo, CPF e RG da pessoa que deseja emitir a declaração.