Página inicial > Últimas Notícias - DAA > Inicia nesta segunda-feira (8) o envio de documentação para validação de cotas dos aprovados na 3ª Chamada SISU 2023.1

Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 20h00

Começa nesta segunda-feira (8/5), às 8h, o período para submissão de documentação para avaliação dos requisitos de cotas dos aprovados na 3ª Chamada da lista de espera do SiSU 2023.1 na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O prazo vai até às 23h59min do dia 9 de maio. O procedimento consiste no envio da documentação, exclusivamente on-line. Os candidatos devem acessar o Portal de Matrícula no endereço eletrônico www.ufpi.br/matriculagraduacao. Ao total foram convocados 640 candidatos para a graduação presencial.

Atenção: Os candidatos cotistas devem submeter os documentos para comprovação de situação socioeconômica, e/ou comprovação de deficiência, e/ou Validação de Autodeclaração Étnico-Racial para os candidatos pretos, pardos ou indígenas, de forma simultânea em todas as cotas a que selecionou no momento de sua inscrição.

Fui convocado na Lista de Espera, e agora?

Após a convocação na Lista de Espera, o primeiro passo para iniciar as atividades na universidade é através da matrícula institucional (procedimento de entrega e avaliação da documentação para ingresso de candidatos como alunos de graduação na UFPI, conforme o tipo de vaga para o qual concorreu).

Para realizar o processo é necessário que os candidatos a ingressantes da UFPI acessem o sistema (https://sis.ufpi.br/matriculagraduacao). Dessa forma, o candidato submete, para a avaliação, a documentação básica na página indicada pelo link acima, de acordo com a modalidade de vaga que concorreu.

Após o envio da documentação, a Instituição avalia os documentos enviados. Por isso, o aluno deve ficar atento a validação da documentação.

Confira o cronograma de matrícula institucional dos candidatos cotistas:cronograma 3

Aviso a todos os candidatos: Após o envio e a validação da documentos enviados pelos candidatos cotistas, ocorre a entrega da documentação básica da matrícula institucional para todos os candidatos: cotistas com documento de validação de cotas aprovado (AA1, AA2, AA4, AA5, AA6, AA7 e AA8); candidatos cotistas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (AA3); e classificados para ampla concorrência. O prazo para apresentação das documentações é de 8h do dia 11 de maio até às 23h59 de 12 de maio.

Confira o cronograma de matrícula institucional para todos os candidatos:

cronograma ampla

ATENÇÃO: Se você foi convocado para uma vaga diferente da que se inscreveu no SISU 2023.1, saiba que não há nada de errado. Você apenas foi remanejado para uma vaga não preenchida. Ao abrir o sistema para fazer as etapas da matrícula institucional, você irá enviar a documentação referente à vaga para a qual se candidatou.

Na lista de convocação, os candidatos selecionados em modalidade de cota diferente da original são identificados com um símbolo (*, &, %, #, @, $, ~ ,^) ao lado do número do CPF, e a legenda relacionada ao símbolo encontra-se no final do documento, informando a modalidade original do candidato, que deverá apresentar no ato da matrícula a documentação correspondente à sua cota de origem, ou seja, da cota para a qual fez opção no ato de sua inscrição no SISU.

Sobre a matrícula curricular: A PREG informa aos alunos calouros, ingressantes a partir da 3ª chamada da lista de espera do SISU 2023.1 deverão realizar matrícula curricular (matrícula nas disciplinas) para o Período Letivo 2023.1 a partir da matrícula compulsória (de 11 a 16 de maio), via coordenação de curso.

Entenda as matrículas UFPI

Institucionalmente as matrículas são divididas em 4 (quatro) momentos conforme o calendário acadêmico, a fim de garantir mais oportunidades de matrícula para os discentes, são eles:

1 - Solicitação de matrícula: em que o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turmas após o processamento de matrícula. A solicitação de matrícula via portal do discente (https://sigaa.ufpi.br/sigaa/verTelaLogin.do) faz parte da “matrícula curricular", que vincula o estudante às disciplinas. Assim como a matrícula institucional também é feita exclusivamente on-line.

2 - Ajuste de matrícula (ré-matrícula): o aluno solicita, via SIGAA, e só ingressa nas turmas após o processamento do ajuste de matrícula (ré-matrícula);

3 - Matrícula extraordinária: o aluno solicita, via SIGAA, e já ingressa na turma, sem necessidade de processamento. Nessa tem que ter muito cuidado para não errar, pois não é possível cancelar depois;

4 - Matrícula compulsória: apenas a coordenação de curso faz a matrícula, via portal da coordenação. Nesta etapa, o aluno solicita sua matrícula ao curso via e-mail e/ou formulário específico, e se for possível, conforme critérios de equivalência, pré e có-requisitos, disponibilidade de vagas entre outros, o curso realiza a matrícula.

Em caso de dúvida confira as respostas para as perguntas mais frequentes

Veja o tutorial de como realizar a matrícula: https://www.youtube.com/watch?v=1xnAudjO5LI&t=3s

Ainda tem dúvida? Entre em contato com e-mails abaixo:

(Dúvidas gerais e sobre heteroidentificação)

(Dúvidas sobre cotistas critérios renda)

(dúvida sobre cotas de deficiência)

Mais informações:

DAA orienta procedimentos necessários para início das atividades acadêmicas

Confira a 3ª Chamada da Lista de Espera do SISU 2023.1.

Cronograma e Procedimentos de Matrícula para a Terceira Chamada da Lista de Espera.

Confira o Edital Geral do SISU 2023.1, Nº 02

Calendário Acadêmico 2023.1 da graduação presencial

Veja mais sobre a matrícula institucional

Saiba como efetuar a matrícula curricular